Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.contributor.authorSilva, Silas Genário Lopes da-
dc.creatorSilva, Silas Genário Lopes da-
dc.date.accessioned2021-12-10T12:31:35Z-
dc.date.available2021-12-10T12:31:35Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.date.submitted2021-12-03-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34582-
dc.description.abstractAs decisões tomadas no ensino superior em relação a escolha do curso e aos caminhos a serem seguidos na universidade têm como característica o alto grau de incerteza. Na prática, ao decidir por um curso, o estudante escolhe entrar em um experimento onde ele constantemente aprende por tentativa e erro a compatibilidade de suas habilidades e preferências na área escolhida e toma novas decisões, entre as quais pode estar a desistência. O acesso às informações sobre áreas alternativas antes da escolha do curso pode ajudar o estudante a escolher aquele em que ele é mais habilidoso. Neste sentido, a implementação dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) surge como uma oportunidade de ofertar uma formação multidisciplinar e flexível onde o estudante pode conhecer suas habilidades em diversas áreas alternativas antes da escolha da carreira profissional. O objetivo desta monografia é verificar se cursar BI antes dos Curso de Progressão Linear (CPL) tem impacto positivo sobre o desempenho acadêmico e negativo sobre a taxa de desistência do curso. Para isso, foram utilizados bases de dados administrativos da UFBA e foram estimados um modelo de Regressão Linear e um de Regressão Logística para testar as hipóteses, respectivamente. Os resultados indicam que cursar um curso de BI antes do CPL pode aumentar o rendimento dos alunos entre 0,293-1,969 pontos a depender da área e ano cursado e tem uma chance de cerca de 8 vezes maior de desistir do curso no primeiro ano na área de Ciências Exatas, não havendo efeitos estatisticamente significantes nas outras áreas.pt_BR
dc.description.abstractDecisions taken in higher education regarding the choice of the course and the paths to be followed at the university are characterized by a high degree of uncertainty. In practice, when deciding on a major, the student chooses to enter in an experiment where he constantly learns by trial and error the compatibility of his skills and preferences in the chosen field and makes new decisions, among which can be droping out of college. Accessing information about alternative fields before choosing a major can help the student to choose the one in which they are most skilled. In this sense, the implementation of Interdisciplinary Bachelors (BIs) degrees at the Federal University of Bahia (UFBA) appears as an opportunity to offer a multidisciplinary and flexible training where the student can learn about their skills in several alternative fields before choosing a professional career. The objective of this monograph is to verify whether taking a BI degree before taking CPL has a positive impact on academic performance and a negative impact on the dropout rate from the course. For this, UFBA administrative databases were used and a Linear Regression and a Logistic Regression model were estimated to test the hypotheses, respectively. The results indicate that taking a BI course before CPL can increase student performance by between 0.293-1.969 points depending on the field and year attended and has an approximately 8 times greater chance of dropping out of the course in the first year in the Hard Sciences field, with no statistically significant effects in other fields.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectBacharelado interdisciplinarpt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.titleO impacto de cursar o bacharelado interdisciplinar sobre desempenho e abandono: o caso da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesLombardi Filho, Stélio Coêlho-
dc.contributor.refereesRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia da educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc Silas Genario versão final.pdf932,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.