Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34577
Tipo: Dissertação
Título: REDE DE COOPERAÇÃO PARA MANUTENÇÃO DO AVA MOODLE: UMA PROPOSTA PARA INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BAIANAS DE ENSINO SUPERIOR
Autor(es): Santos, Luciano Pinheiro dos
Autor(es): Santos, Luciano Pinheiro dos
Abstract: O uso de tecnologias educacionais nas Instituições Ensino Superior (IES) públicas tem se expandido a cada ano com o aumento de cursos na modalidade a distância, por meio de sistemas como um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a exemplo do software livre MOODLE, que foi adotado por muitas dessas Instituições. Considerando aspectos como a insuficiência de equipes técnicas especializadas no suporte ao AVA e a necessidade de manutenção tecnológica desse sistema, este trabalho buscou identificar práticas de manutenção do AVA pelas IES públicas do Estado da Bahia e a permeabilidade dos gestores de TI ou do AVA, dessas IES, em compor uma rede de cooperação, com o objetivo principal de indicar de que maneira essas Instituições baianas podem se beneficiar dessa rede, como instrumento de ampliação da capacidade coletiva para manutenção dos seus respectivos ambientes virtuais. Para tanto, foi utilizada a abordagem quali-quantitativa, por meio de pesquisa exploratória, através de estudo de caso em IES públicas baianas, usuárias do software MOODLE. Na primeira etapa da pesquisa, por meio da técnica de grupo focal, buscou-se a identificação de processos de manutenção do sistema MOODLE. Na segunda etapa, através de um questionário, identificou-se as práticas coletivas para atividades correlatas à sua manutenção. Em complemento, houve um bloco de itens para identificar a permeabilidade de formação de uma rede de cooperação com essas IES. Ao final do trabalho, a partir de pesquisa bibliográfica e da análise dos resultados obtidos nas etapas da pesquisa, foi possível compreender que os gestores participantes demonstraram interesse na composição da rede de cooperação e indicaram deficiências quanto à realização de manutenções corretivas e perfectivas no AVA, dentre outras. Por fim, foi elaborada uma proposta para a formação da rede de cooperação entre as IES públicas da Bahia, contemplada por uma minuta do termo de cooperação e de uma sala virtual, usando o próprio AVA, para a gestão da rede, abrangendo proposições para o desenho (estrutura, formalidade…) e a operação (inclusão de novos membros, papéis dos atores…) dessa rede.
Palavras-chave: Rede de cooperação
Manutenção
Software
AVA
Moodle
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34577
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciano_Pinheiro_dos_Santos_DissertacaoUFBA.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.