Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Livia-
dc.contributor.authorSilva, Ingride Medina da Silva e-
dc.creatorSilva, Ingride Medina da Silva e-
dc.date.accessioned2021-11-30T13:35:28Z-
dc.date.available2021-11-30T13:35:28Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34529-
dc.description.abstractO presente estudo propõe-se a observar os desafios enfrentados pela comunicação interna no contexto da pandemia da Covid-19, no qual muitas empresas precisaram adequar seus modos de trabalho sob diversos aspectos. A fim de analisar as estratégias utilizadas para a boa vivência do colaborador no modelo presencial ou no home office, além dos desafios da comunicação dentro das organizações, realizou-se um estudo de caso com três empresas da Bahia no período de março de 2020 a 2021. As organizações estudadas foram Sanar, Coelba e Cencosud. Para tanto, as referências bibliográficas sobre o tema foram revisadas, além de dados de pesquisas relevantes e entrevistas em profundidade com os responsáveis por essas atividades nas respectivas organizações. A partir da pesquisa, observou-se que na visão das lideranças a comunicação entre líderes e liderados deixou de ser predominantemente informativa para um modelo mais dialógico. O momento era de não só transmitir comunicados, mas entender o contexto do trabalhador, que às vezes estava sozinho em casa ou acompanhado, mas sem um ambiente com tranquilidade e foco. Foi preciso também uma customização de conteúdo, desde os decretos do estado que precisavam ser informados e assimilados com uma linguagem mais simples até as práticas de prevenção à Covid-19. A comunicação em rede foi acelerada, indo para as mãos dos colaboradores através do Whatsapp nos celulares. Os profissionais entrevistados relataram que os valores das companhias foram colocados à prova, funcionando como motivadores para estratégias que melhoraram o dia a dia do colaboradorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação organizacional - Bahiapt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectPublico internopt_BR
dc.subjectCovid 19pt_BR
dc.titleTransformaçoes na comunicação interna em organizaçoes da bahia no contexto da pandemia da covid19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programUFBApt_BR
dc.publisher.initialsFacompt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.