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dc.contributor.advisorNakagawa, Fabio Sadao-
dc.contributor.authorNascimento, Pedro Cordeiro do-
dc.creatorNascimento, Pedro Cordeiro do-
dc.date.accessioned2021-11-30T12:58:25Z-
dc.date.available2021-11-30T12:58:25Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34524-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do repertório inicial e de elementos presentes nos primeiros anos de atuação do grupo Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, sob a perspectiva da semiótica da cultura. Enquanto campo teórico interdisciplinar, a semiótica da cultura foi o ponto de partida para a apuração do seguinte questionamento: como o trabalho da Orkestra Rumpilezz, nesses anos iniciais, se articulam como um texto cultural? Para responder a essa questão, inicialmente são presentados os conceitos advindos dessa corrente teórica de origem russa, que tem como principal nome o teórico Iuri Lotman, e embasaram as investigações sobre o trabalho do grupo. Também integram o trabalho a definição de conceitos musicais elementares, como ritmo, melodia e harmonia, além de articulações possíveis entre esses conceitos e a semiótica da cultura, e a apresentação de um histórico sobre a música instrumental brasileira. Sobre o trabalho da Rumpilezz, especificamente, são apresentadas a trajetória do fundador do grupo, o maestro Letieres Leite, características do grupo nessa fase inicial, e uma análise de composições selecionadas para discorrer sobre relações possíveis entre conceitos da semiótica da cultura e o trabalho do grupo. Através dessa metodologia, foi possível concluir que a obra da Rumpilezz se articula como um texto cultural através da interface estabelecida entre diferentes esferas culturais, tais como as linguagens musicais, visuais e verbais. Além disso, apesar de o grupo não ter caráter religioso, há incorporação de elementos musicais do candomblé, o que amplia a complexidade do trabalho da Rumpilezz, devido ao diálogo estabelecido entre a música do grupo e simbolismos próprios dessa religião.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrkestra Rumpilezzpt_BR
dc.subjectLetieres Leitept_BR
dc.subjectTexto culturalpt_BR
dc.subjectSemiotica da culturapt_BR
dc.subjectPercussão - Bahiapt_BR
dc.subjectMusica intrumental brasileirapt_BR
dc.titleA música enquanto texto da cultura: análise semiótica do trabalho da Orkestra Rumpilezz, nos primeiros anos de atuação do grupopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesNakagawa, Fabio Sadao-
dc.contributor.refereesGutmann, Juliana Freire-
dc.contributor.refereesBarbosa, Joel Luis da Silva-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programUFBApt_BR
dc.publisher.initialsFacompt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)



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