Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nakagawa, Fabio Sadao | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Pedro Cordeiro do | - |
dc.creator | Nascimento, Pedro Cordeiro do | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T12:58:25Z | - |
dc.date.available | 2021-11-30T12:58:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.issn | Monografia | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34524 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do repertório inicial e de elementos presentes nos primeiros anos de atuação do grupo Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, sob a perspectiva da semiótica da cultura. Enquanto campo teórico interdisciplinar, a semiótica da cultura foi o ponto de partida para a apuração do seguinte questionamento: como o trabalho da Orkestra Rumpilezz, nesses anos iniciais, se articulam como um texto cultural? Para responder a essa questão, inicialmente são presentados os conceitos advindos dessa corrente teórica de origem russa, que tem como principal nome o teórico Iuri Lotman, e embasaram as investigações sobre o trabalho do grupo. Também integram o trabalho a definição de conceitos musicais elementares, como ritmo, melodia e harmonia, além de articulações possíveis entre esses conceitos e a semiótica da cultura, e a apresentação de um histórico sobre a música instrumental brasileira. Sobre o trabalho da Rumpilezz, especificamente, são apresentadas a trajetória do fundador
do grupo, o maestro Letieres Leite, características do grupo nessa fase inicial, e uma análise de composições selecionadas para discorrer sobre relações possíveis entre conceitos da semiótica da cultura e o trabalho do grupo. Através dessa metodologia, foi possível concluir que a obra da Rumpilezz se articula como um texto cultural através da interface estabelecida entre diferentes esferas culturais, tais como as linguagens musicais, visuais e verbais. Além disso, apesar de o grupo não ter
caráter religioso, há incorporação de elementos musicais do candomblé, o que amplia a complexidade do trabalho da Rumpilezz, devido ao diálogo estabelecido entre a música do grupo e simbolismos próprios dessa religião. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Orkestra Rumpilezz | pt_BR |
dc.subject | Letieres Leite | pt_BR |
dc.subject | Texto cultural | pt_BR |
dc.subject | Semiotica da cultura | pt_BR |
dc.subject | Percussão - Bahia | pt_BR |
dc.subject | Musica intrumental brasileira | pt_BR |
dc.title | A música enquanto texto da cultura: análise semiótica do trabalho da Orkestra Rumpilezz, nos primeiros anos de atuação do grupo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Nakagawa, Fabio Sadao | - |
dc.contributor.referees | Gutmann, Juliana Freire | - |
dc.contributor.referees | Barbosa, Joel Luis da Silva | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Facom | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)
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