Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34469
Tipo: Tese
Título: Ensaio em economia da educação: desigualdade de oportunidades, família e habilidades socioemocionais
Autor(es): Araújo, Sabrina Martins de
Autor(es): Araújo, Sabrina Martins de
Abstract: Esta tese é composta por três ensaios em economia da educação que buscam contribuir com novas evidências sobre a desigualdade de oportunidade educacional e sobre o papel da família na formação de habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental. O primeiro ensaio analisa como as circunstâncias da infância explicam o resultado educacional no Brasil, para alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para tanto, foram utilizados dados do SAEB do ano 2017 e, como estratégia empírica, o Generalized Additive Model (GAM) de Hastie e Tibshirani (1986, 1987, 1990) e o índice de desigualdade de oportunidades (IOP) de Ferreira e Gignoux (2014). Os resultados apontam que quanto melhor o conjunto de oportunidades, maior o desempenho escolar, observando-se o contrário para o grupo menos favorecido. Verificou-se ainda que além do conjunto de variáveis de circunstâncias tradicionalmente utilizadas na literatura, tais como sexo, escolaridade dos pais, índice socioeconômico e tipo de escola, grupos de variáveis que representam a relação entre pais e filhos e os hábitos culturais também mostraram-se muito importantes. Ademais, acrescentar novas variáveis de circunstâncias provocou um aumento no IOP de 15% para português e 13% para matemática. O segundo ensaio verifica o efeito da estrutura familiar monoparental sobre as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental. Para atender a este objetivo, foram utilizados dados coletados por meio da aplicação do instrumento SENNA a alunos do 5º ao 9º ano do município de Sobral-CE, no Nordeste brasileiro. Estes dados foram levantados no ano 2018 pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da USP/RP. Como estratégia metodológica, estimou-se o efeito médio do tratamento a partir dos métodos propensity score matching e balanceamento por entropia. Os resultados indicam que viver em uma família monoparental impacta negativamente a autogestão do aluno, o que pode estar relacionado à menor disponibilidade de recursos e de tempo destas famílias para investir na supervisão e interação com os filhos, afetando características da autogestão, tais como organização, foco e responsabilidade no contexto escolar. Por fim, o terceiro ensaio tem como objetivo analisar se as habilidades socioemocionais são mediadoras do efeito da família, incluindo o capital econômico, cultural e social, sobre o desempenho educacional. Também foram utilizados dados socioemocionais de alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da cidade de Sobral, além de dados sobre o desempenho acadêmico obtidos junto a Casa de Avaliação Externa do município. Por meio do emprego de um modelo de mediação baseado em Hayes (2018), os resultados revelam que a maior parte das habilidades socioemocionais estudadas atuam como mecanismos de transmissão do efeito do ambiente familiar. Para as variáveis de capital econômico, apenas a resiliência emocional não se destaca como mediador relevante. Para o capital cultural, destacam-se principalmente o engajamento e a abertura. Já para as variáveis de capital social, aparecem como mecanismos de transmissão a autogestão, amabilidade e resiliência.
This thesis is made up of three essays in economics of education that seek contribute with new evidence about inequality of educational opportunity and about the role of the family to develop of cognitive and socio-emotional skills of the elementary school students. The first essay analyzes how the circumstances of childhood explain the educational result in Brazil, for students in the 5th year elementary school. For this purpose, SAEB 2017 data were used and, as empirical strategy, the Generalized Additive Model (GAM) of Hastie and Tibshirani (1986, 1987, 1990) and the inequality of opportunities index (IOP) of Ferreira and Gignoux (2014). The results indicate that the better the set of opportunities, the greater the school performance, the opposite is observed for the less favored group. It was also found that in addition to the set of circumstance variables traditionally used in the literature, such as gender, parental education, socioeconomic index and type of school, groups of variables that represent the relationship between parents and children and cultural habits also are very important. Furthermore, adding new circumstance variables caused an increase in the IOP of 15% for portuguese and 13% for mathematics. The second essay verifies the effect of the single-parent family structure in elementary schools students socio-emotional skills. To find this purpose, were used data collected through the application of the SENNA instrument to students from the 5th to the 9th grade of Sobral-CE municipality, in the Northeast of Brazil. These data were collected in 2018 by the Social Economy Research and Studies Laboratory (LEPES) at USP/RP. As methodological strategy, the average treatment effect was estimated using the propensity score matching and entropy balancing methods. The results indicate that living in a single-parent family negatively impacts student self-management, which may be related to the lower availability of resources and time of these families to invest in supervision and interaction with their children, affecting characteristics of self-management, such as organization, focus and responsibility in the school context. Finally, the third essay aims to analyze whether socio-emotional skills mediate the effect of the family, including economic, cultural and social capital, on the educational performance. Socio-emotional data of students from the 5th to 9th grade of elementary school of Sobral city were also used, as well as data on academic performance obtained from the Municipality's House of External Assessment. Through the use of a mediation model based on Hayes (2018), the results reveal that most of the socio-emotional skills studied act as mechanisms of transmission of the family environment effect. For economic capital variables, only emotional resilience does not stand out as a relevant mediator. For cultural capital, engagement and openness stand out. As for the social capital variables, self-management, agreeableness and resilience appear as transmission mechanisms.
Palavras-chave: Desigualdade de oportunidade educacional
Desempenho escolar
Desigualdade educacional - Ensino fundamental
Ambiente familiar
Habilidades cognitivas
Habilidades socioemocionais
Economia da educação
CNPq: Economia dos recursos humanos
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34469
Data do documento: 5-Nov-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGECO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Sabrina Martins de Araújo.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.