Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34441
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brasil não pode virar uma Venezuela: tensões e disputas em torno da migração venezuelana para o Brasil no twitter
Autor(es): Pinto, Vitoria Croda
Autor(es): Pinto, Vitoria Croda
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar tensionamentos e disputas em circulação no Twitter sobre a migração venezuelana para o Brasil, a partir da coleta de tweets que continham o termo “Operação Acolhida”. Partindo do Mapa das Mutações Culturais de Jesús Martín-Barbero (2009) e de outros autores dos Estudos Culturais, busca-se entender como que a Venezuela é colocada em uma posição de Outro em relação ao Brasil. Para isso, procurou-se entender o Twitter e seus usos sociais, levando em consideração conceitos como visibilidade, trazido por Santos (2020). Percebeu-se, através da análise de 177 tweets coletados durante a visita do secretário de Estado americano Mike Pompeo à Roraima, que os fluxos de imagem e de informação apresentados – juntamente com as identidades evidenciadas – sobre a migração venezuelana corroboram o pressuposto inicial de que a Venezuela é vista como de forma subalterna em relação ao Brasil, que por sua vez se comporta de maneira subimperialista com o país vizinho.
Palavras-chave: Migração venezuelana
Estudos culturais
Twitter
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34441
Data do documento: 4-Nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.