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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34435
Tipo: Tese
Título: Feridas urbanas: uma poética da presentificação pela negatividade da forma
Autor(es): Oliveira, Paulo
Autor(es): Oliveira, Paulo
Abstract: A presente tese trata de uma investigação em processos artísticos a partir dos conceitos de presentificação e de negatividade da forma como resposta visual aos vestígios encontrados na cidade, que chamamos de Feridas Urbanas. Por meio da tridimensionalidade, os estudos trazem uma abordagem teórico-prática sobre aspectos relacionados com a arte contemporânea, um estado poético que se desenvolve a partir da apropriação, do deslocamento e da ressignificação. Essa experiência artística levou a uma ação reflexiva sobre o processo de criação acerca da arte, da memória e da cidade como corpo de concretude; um projeto de investigação cujas práticas decorrem de ações pensadas a partir da Teoria da Formatividade, de Luigi Pareyson. Para a concepção da obra, foram realizados experimentos em campo e laboratório, desenvolvidos a partir de procedimentos comumente aplicados à concepção escultórica. Dessa narrativa, estruturamos nossa metodologia sob uma perspectiva apresentada por Sandra Rey a respeito da pesquisa em Artes Visuais, que implica em um trânsito ininterrupto entre prática e teoria, utilizando o caminhar como método exploratório, a impressão direta como procedimento para apropriação e o espelhamento matérico como solução objectual. Desse modo, discutimos o tempo e o espaço a partir de uma lembrança histórica despertada pela memória artística, situando o contexto em que se encontram as Feridas Urbanas em uma relação de ausência e continuidade, as quais se revelam pelas suas diferentes texturas. Nesse percurso, essa poética foi sendo construída por meio de um diálogo entre o fluxo criativo e o domínio técnico, uma prática exteriorizada pela cidade como universo trilhado fruto dessa relação com o cotidiano.
This thesis deals with an investigation into artistic processes that based on the concepts of of presentification and negativity of form as a visual response to the traces found in the city that we call Urban Wounds. Through three-dimensionality, the studies bring a theoretical-practical approach on aspects related to contemporary art, a poetic state that develops from appropriation, displacement and presentation. This artistic experience led to a reflexive action on the process of creation about art, memory and the city as a body of concreteness, a research project whose artistic practices derive from actions thought out of Luigi Pareyson's theory of Formativity. For the conception of the work, experiments were performed in the laboratory, developed from procedures commonly applied to the sculptural conception. From this narrative, we structured our methodology from a perspective presented by Sandra Rey regarding research in the Visual Arts, which implies an uninterrupted transit between practice and theory, using walking as an exploratory method, direct impression as a procedure for appropriation and mirroring. as an objective solution. Thus, we discuss time and space from a historical memory awakened by artistic memory, situating the context in which the Urban Wounds are, in a relationship of absence and continuity, which are revealed by their different textures. In this way, our poetics was being built through this dialogue between creative flow and technical mastery, a practice externalized by the city as a broken universe, the result of this relationship with everyday life.
Palavras-chave: Arte contemporânea
Escultura
Feridas Urbanas
Presentificação
Negatividade da forma
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34435
Data do documento: 3-Nov-2021
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