Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Paulo Costa-
dc.contributor.authorMonteiro, Hiran Santos-
dc.creatorMonteiro, Hiran Santos-
dc.date.accessioned2021-10-27T17:46:29Z-
dc.date.available2021-10-27T17:46:29Z-
dc.date.issued2021-10-27-
dc.date.submitted2018-12-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34418-
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa é o resultado de uma investigação sobre princípios fundamentais de relações que conectam ditos populares e música como um horizonte metodológico para a criação de música vocal contemporânea. Em um percurso que ajusta perspectivas analíticas e a produção artística, trazendo o aspecto cultural, social, musical e hermenêutico, como objetos representativos e modificadores, nos quais as noções de processos e gesto procedentes desse entrelaçamento de significados, são utilizados como impulsos gerativos, alimentando a produção de quatro obras musicais, Miniatura I, Miniatura II, Miniatura III e Mas será o Benedito, Suassuna ou Lampião?, juntamente com o memorial de todo processo composicional, identificando materiais, estratégias e procedimentos.pt_BR
dc.description.abstractThe present research work is the result of an investigation about fundamental principals of the relation that connect popular sayings and music as a methodological horizon for creation of contemporary vocal music. In a course that adjusts analytic perspectives and artistic production, introducing the cultural, social, musical and hermeneutic aspects as representative objects and modifiers. Where the notions of processes and precedent gestures of these intertwined meanings are utilised as generative impulses, fuelling the production of four musical pieces Miniatura I, Miniatura II, Miniatura III and Mas será o Benedito, Suassuna ou Lampião?, together with the memorial of all compositional process, identifying material, strategies and procedures.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectDito Popularpt_BR
dc.subjectMúsica Vocalpt_BR
dc.titleComposição vocal contemporânea a partir de ditos populares do nordestept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLima, Paulo Costa-
dc.contributor.refereesSilva, Wellington Gomes da-
dc.contributor.refereesCastro, Ângelo Tavares-
dc.publisher.departamentEscola de Música, Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsEMUS - Escola de Música da UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComposição Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Hiran Monteiro.pdf12,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.