Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34412
Tipo: Tese
Título: Gestão estética em organizações artísticas: a sensibilidade da gestão a partir da abordagem autoetnográfica
Autor(es): Araújo, Bianca Cruz de
Autor(es): Araújo, Bianca Cruz de
Abstract: Esta pesquisa qualitativa visa compreender, problematizar e categorizar a gestão de organizações artísticas a partir da lente da estética, destacando suas potencialidades e seus desafios. Os campos da gestão de organizações artísticas e estética organizacional foram utilizados como embasamento teórico. A fim de atingir o principal objetivo deste estudo, foi utilizada a autoetnografia, metodologia de pesquisa que se utiliza das experiencias do pesquisador como lente. A pesquisadora acumulou 20 anos de experiência como gestora de organizações artísticas, atuando nos mais diversos setores da cadeia produtiva das artes. Foram escolhidas seis experiências vividas no Brasil e duas experiências vividas na Austrália durante o período de doutorado sanduiche. Faz parte do processo de pesquisa autoetnográfica o estranhamento: momento em que o pesquisador confronta suas experiencias com outros pares a fim de complementar, retificar ou ratificar informações e percepções. Para o estranhamento foram pesquisadas dez organizações artísticas no Brasil através de entrevistas com seus gestores, observação e documentos. A tese é estruturada por artigos. O primeiro artigo é teórico e inaugura no Brasil, uma visão integrada, ampla e consolidada da produção acadêmica sobre a gestão de organizações artísticas. O segundo artigo versa sobre o método autoetnográfico. O terceiro artigo é teórico-empirico e resultou na expansão da lógica atual de pensamento no consumo, focado apenas no gerenciamento de produtos, destacando o consumo estético como um caminho poderoso para gestão e sustentabilidade de organizações artísticas. O quarto artigo é teórico-empirico e fornece uma interpretação holística da produção acadêmica sobre gestão de organizações artísticas e apresenta uma base para reconceptualizar a gestão de organizações artísticas a partir de uma perspectiva estética. O quinto artigo é um caso para ensino e suscita aprendizagem sobre desafios e singularidades de uma organização artística a partir da perspectiva de sua gestão. Os resultados obtidos revelaram singularidades, potencialidades e desafios de organizações artísticas, que ainda não haviam teorizados sob a perspectiva da estética. Como resultado, esta pesquisa traz importantes contribuições para os campos da gestão de organizações artísticas e estética organizacional, para o método autoetnográfico e para as práticas de gestores, professores, pesquisadores, elaboradores de políticas públicas e desenvolvimento social.
This qualitative research aims to understand, problematize, and categorize the management of arts-driven organizations through the lens of aesthetics, highlighting their potential and challenges. The fields of arts-driven organizations management and organizational aesthetics were used as a theoretical basis. In order to achieve the main objective of this study, autoethnography was used a research methodology that uses the researcher's experiences as a lens. The researcher has accumulated 20 years of experience as arts-driven organizations manager and she had worked in the most diverse sectors of the productive chain of the arts. Six experiences lived in Brazil and two experiences lived in Australia during the exchange doctorate period were chosen. Strangeness is part of the process of self-ethnographic research: this is when the researcher confronts his experiences with other peers to complement, rectify or ratify information and perceptions. For the strangeness, ten artistic organizations in Brazil were researched through interviews with their managers, observation, and documents. The thesis is structured by articles. The first article is theoretical and inaugurates in Brazil an integrated, broad and consolidated view of academic production of arts-driven organizations management. The second article is about the autoethnographic method. The third article is theoretical-empirical and resulted in the expansion of the current logic of thinking in consumption, focused only on product management, highlighting aesthetic consumption as a powerful path for the management and sustainability of artistic organizations. The fourth article is theoretical-empirical and provides a holistic interpretation of academic production on the arts-driven organization management and presents a basis for reconceptualizing the arts-driven organization management from an aesthetic perspective. The fifth article is a case for teaching and raises learning on challenges and singularities of an arts-driven organization from the perspective of its management. The results obtained revealed singularities, potentialities, and challenges for the arts-driven organizations, which had not yet been theorized through the perspective of aesthetics. As a result, this research brings important contributions to the fields of arts-driven organization management and the field of organizational aesthetics, to the autoethnographic method and to the practices of managers, teachers, researchers, public policy makers and social development.
Palavras-chave: Gestão
Gestão de Organizações Artísticas
Estética Organizacional
Consumo Estético
Gestão Estética
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de oós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34412
Data do documento: 26-Out-2021
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca Cruz de Araújo.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.