Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34410
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores associados à perda de produtividade em pessoas envolvidas em acidentes de trânsito: um estudo prospectivo
Autor(es): Cardoso, Jefferson Paixão
Mota, Eduardo Luiz Andrade
Rios, Polianna Alves Andrade
Ferreira, Luciano Nery
Autor(es): Cardoso, Jefferson Paixão
Mota, Eduardo Luiz Andrade
Rios, Polianna Alves Andrade
Ferreira, Luciano Nery
Abstract: Objetivo: Estudar fatores associados à perda de produtividade em pessoas envolvidas em acidentes de trânsito (AT). Métodos: Realizou-se uma coorte prospectiva de base comunitária no município de Jequié, Bahia, Brasil, entre 2013 e 2015. Foi aplicado instrumento de coleta em forma de formulário em participantes que se envolviam em AT, seguido de entrevistas a cada quatro meses. Investigou-se, por meio da análise bivariada e multivariável, a associação entre perda de produtividade e variáveis sociodemográficas e ocupacionais, condições de saúde e gravidade das lesões. Resultados: Observaram-se incidência cumulativa de perda de produtividade de 61,1% e densidade de incidência geral de 7,45 casos/100 pessoas/mês. A análise multivariável demonstrou associação com perda de produtividade para quem utilizava o veículo como instrumento de trabalho (razão de densidade de incidência - RDI = 4,23; intervalo de confiança de 95% (IC95%) = 2,90 - 6,17) e aqueles que apresentaram lesão corporal (RDI = 2,80; IC95% = 1,62 - 4,85). Conclusão: São necessárias políticas públicas que assegurem a segurança no trânsito a fim de minimizar os efeitos dos AT sobre a produtividade, além da realização de novos estudos na área para ampliar o conhecimento sobre o tema.
Palavras-chave: Acidentes de Trânsito
Eficiência
Estudos Prospectivos
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Abrasco
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34410
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fatores associados à perda de produtividade.....pdf277,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.