Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34329
Tipo: Dissertação
Título: Metformina para tratamento do diabetes mellitus na gravidez: resultados de um estudo retrospectivo comparados com as evidências atuais
Autor(es): Spínola, Gleidson Cardoso
Autor(es): Spínola, Gleidson Cardoso
Abstract: Introdução: Com os atuais critérios de diagnóstico do diabetes mellitus (DM) na gravidez, estima-se um aumento de 7,6% para 18% da sua prevalência no Brasil. O descontrole glicêmico aumenta o risco de desfechos materno-fetais e neonatais desfavoráveis. Os hipoglicemiantes orais surgem como alternativa terapêutica antes da insulinoterapia quando não há sucesso nas mudanças comportamentais (dieta e atividade física) e a metformina desponta como uma droga segura e eficaz na gestação. Objetivo: Traçar o perfil sociodemográfico das gestantes atendidas na Maternidade Climério de Oliveira (MCO), com diagnóstico de diabetes mellitus gestacional (DMG) e diabetes pré-gestacional tipo 2 (DM2), tratadas com metformina, observando a convergência das principais complicações gestacionais e dos desfechos materno-fetais com evidências atuais da literatura. Método: Estudo observacional descritivo transversal retrospectivo, envolvendo gestantes diabéticas (DMG ou DM2) que usaram metformina isolada ou associada à insulina. Discussão: Dados de 58 gestantes e entrevistas telefônicas foram analisados com intuito de comparar diversos desfechos materno-fetais com atuais evidências selecionadas numa revisão sistematizada da literatura. Dados sociodemográficos avaliados: raça, grau de escolaridade, renda e local de residência. Desfechos materno-fetais e neonatais analisados: prematuridade; macrossomia ou recém-nascidos grandes para a idade gestacional; internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; hipoglicemia neonatal; Apgar de 5 minutos (> 7); distócia; frequência de cesarianas; partos instrumentais; falha na indução do parto vaginal; alteração metabólica materno-fetal; índice de massa corporal (IMC) no parto e doença hipertensiva específica da gestação (DHEG). Variáveis clínicas relevantes discutidas: idade, paridade, abortamentos e comorbidades. Conclusão: Esta pesquisa com ampla revisão da literatura demonstrou que na população analisada, majoritariamente negra, em condições socioeconômicas e culturais desfavoráveis e sem outros estudos de utilização da metformina na gestação, os resultados convergiram com as atuais evidências da literatura. Adicionalmente, almeja colaborar com a tomada de decisão dos gestores e corpo clínico da maternidade sobre o uso da metformina; com a elaboração de indicadores relacionados ao DM na gravidez e a qualificação profissional para um cuidado específico em DM. Pretende ainda fomentar estudos de efetividade sobre o impacto do uso da metformina nas gestantes de alto risco por diabetes mellitus.
Palavras-chave: Gravidez de Alto Risco
Diabetes Mellitus Gestacional
Agentes Hipoglicemiantes
Metformina
Avaliação de Tecnologias em Saúde
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34329
Data do documento: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.