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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Clarice Santos-
dc.contributor.authorMascarenhas, Lívia Corrêa da-
dc.creatorMascarenhas, Lívia Corrêa da-
dc.date.accessioned2021-10-08T20:08:48Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.date.submitted2020-11-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34326-
dc.description.abstractO ingresso de pessoas com deficiência ao Ensino Superior é uma realidade crescente no Brasil. Através das Políticas Afirmativas essa população historicamente negligenciada e estigmatizada vem garantindo o acesso às Instituições Federais de Ensino Superior. Entretanto, além do acesso, é necessário a construção de bases sólidas para garantir a permanência e a inclusão desses alunos na Universidade.Como parte integrante do processo de caracterização da deficiência para fins legais de direito à vaga em cursos de graduação na UFBA, o Serviço de Promoção à Saúde Rubens Brasil (SMURB), vem realizando através de sua equipe multiprofissional, a avaliação de funcionalidade de candidatos com deficiência. A avaliação é embasada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e visa identificar aspectos de saúde, funcionalidade e vulnerabilidades sociais dessa população. Mas ainda uma tecnologia em processo contínuo de discussão e aprimoramento. O objetivo desta pesquisa foi gerar subsídios que aprimorem a avaliação de funcionalidade de candidatos com deficiência que almejam ingressar na UFBA, via políticas afirmativas, a partir da análise da vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no SMURB, tendo como amostra 55 candidatos com deficiência que realizaram avaliação de funcionalidade entre os semestres de 2018.1 e 2018.2. Foram consideradas como principais fontes os dados secundários obtidos através das respostas do preenchimento das fichas de avaliação de funcionalidade utilizadas pela equipe multiprofissional do SMURB. Os dados foram analisados e apresentados em tabelas e gráficos de acordo com os perfis sociodemográfico, econômico e de funcionalidade dos candidatos com a discussão embasada no referencial teórico dessa pesquisa. Os resultados apontam para a maior vulnerabilidade social dessa população, o que impacta na funcionalidade e pode comprometer a permanência e a conclusão do curso na UFBA. É necessário a construção de diálogos permanentes entre os diversos atores sociais envolvidos na elaboração dessa linha de cuidados às pessoas com deficiência na UFBA, sendo a avaliação de funcionalidade o ponto de partida para esse processo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAvaliação de Funcionalidadept_BR
dc.subjectPessoa com Deficiênciapt_BR
dc.subjectPolíticas Afirmativaspt_BR
dc.subjectInclusão no Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade Socialpt_BR
dc.titleAvaliação de funcionalidade do candidato com deficiência que ingressa na UFBA via políticas afirmativas: incorporação do enfoque da vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesNascimento, Ana Márcia Duarte-
dc.contributor.refereesNery, Joilda Silva-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

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