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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEsperidião, Monique Azevedo-
dc.contributor.authorSantos, Elaine Cristina da Luz do-
dc.creatorSantos, Elaine Cristina da Luz do-
dc.date.accessioned2021-10-08T20:08:29Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.date.submitted2020-12-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34325-
dc.description.abstractIntrodução: a vida universitária pode ser fator de estresse para muitos estudantes e, quando associada a outros aspectos, podem acarretar sintomas de sofrimento psíquico que comprometem a saúde mental do estudante, ao ponto de ele não conseguir dar seguimento aos estudos e entrar com processo acadêmico de trancamento de matrícula por motivo de saúde. Objetivo: analisar o perfil dos estudantes atendidos pela perícia médica do SMURB que entraram com processo acadêmico de trancamento por motivo de saúde mental, com vistas a elaborar um instrumento para o monitoramento de afastamento estudantil. Método: Estudo de Caso de natureza exploratória e documental que tem por objetivo desenvolver uma tecnologia ferramental, que seja o instrumento de monitoramento para o alunado afastado das atividades acadêmicas por problemas de saúde mental no sistema de automação do SMURB, a partir do estudo e descrição do perfil dos estudantes periciados. Resultados: foi constatada uma predominância de alunos na faixa etária 25 a 34 anos, do sexo feminino que não tinham companheiro, sem filhos, sem trabalho, natural de Salvador -BA e região metropolitana e que não tinham plano de saúde. Os resultados relacionados à caracterização acadêmica e pericial revelaram que a área de ciências biológicas e profissões da saúde e os cursos da graduação em medicina e BI (Bacharelado Interdisciplinar) Saúde abarcam o maior número de estudantes que tem processo acadêmico por problemas de saúde mental, enquanto na pós-graduação foram os alunos de doutorado com predominância dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, e de Ciência da Computação. As justificativas relatadas pelos estudantes como gatilho para o sofrimento psíquico estavam relacionadas a problemas familiares e ao contexto acadêmico como sobrecarga de estudos, dificuldade na redação da escrita da Tese/Dissertação, além da competitividade no curso de BI em Saúde. Conclusão: a identificação do perfil sociodemográfico, clínico, pericial e acadêmico dos estudantes permitiu identificar características relativas ao sofrimento mental de acadêmicos e possibilitou construir e validar uma proposta de instrumento de monitoramento e acompanhamento do afastamento estudantil. Espera-se assim, colaborar com a organização dos processos de trabalho no SMURB, permitindo qualificar a análise situacional dos acadêmicos, tendo em vista a promoção da atenção à saúde mental no campus e favorecer o acompanhamento individual de cada estudante no seu processo de recuperação/retorno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectEstudantes Universitáriospt_BR
dc.subjectProcesso Acadêmicopt_BR
dc.subjectTrancamento de Matrículapt_BR
dc.subjectPerícia Médicapt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.titlePerfil dos estudantes da UFBA submetidos à avaliação pericial de saúde: elaboração de um instrumento para o monitoramento dos afastamentos acadêmicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesSampaio, Aline Santos-
dc.contributor.refereesDejo, Vania Nora Bustamante-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

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