Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Alzira Queiroz Gondim Tude de-
dc.contributor.authorDamasceno, Ana Clara Serra-
dc.creatorDamasceno, Ana Clara Serra-
dc.date.accessioned2021-09-27T23:36:51Z-
dc.date.available2021-09-27T23:36:51Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.date.submitted2020-12-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34287-
dc.description.abstractEste estudo propõe demonstrar a fotografia como um documento social e caracterizar sua importância como fonte de informação e de construção da memória familiar. Comporta um quadro teórico conceitual que propõe estudar o papel mediador do álbum fotográfico na esfera familiar e sua corroboração na construção de narrativas históricas da família. Investiga o percurso de criação e aprimoramento da técnica fotográfica, bem como, a ascensão da fotografia como documento, mudança advinda da importante contribuição da Escola dos Annales, e do empenho de Paul Otlet. Discute a apropriação da imagem fotográfica pela Ciência da Informação, pela Arquivologia, pela História e os usos atribuídos a essa técnica pela família, tendo por base os estudos empreendidos pelo sociólogo Bourdieu e colaboradores (1989). A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, adotando a técnica da pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar e alcançar o objetivo proposto. A pesquisa documental teve como resultado a escolha de uma foto de nossa mãe, que propiciou o reencontro pretendido, inspirado na experiência vivida pelo escritor Roland Barthes (1984) na qual descreve o reencontro com a sua mãe através de uma fotografia. Optamos pela observação direta, como instrumento de pesquisa, bem como por entrevistas e chaves de leitura fotográfica que permitiram a identificação de elementos relacionados ao vestuário e a materialidade da fotografia escolhida para compor este trabalho. Como resultado, o estudo demonstra que a fotografia, como documento e fonte de informação, possibilita aos membros de uma família, uma releitura do passado, e a criação de novas e ressignificadas narrativas sobre suas próprias histórias.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This study proposes to demonstrate photography as a social document and to characterize its importance as a source of information and construction of family memory. It comprises a conceptual theoretical framework that proposes to study the mediating role of the photographic album in the family sphere and its corroboration in the construction of historical narratives of the family. It investigates the path of creation and improvement of the photographic technique, as well as the rise of photography as a document, a change from the important contribution of the Annales School, and the commitment of Paul Otlet. It discusses the appropriation of photographic image by Information Science, Archiveology, History and the uses attributed to this technique by the family, based on the studies undertaken by sociologist Bourdieu and collaborators (1989). The research is characterized as descriptive and exploratory, adopting the technique of bibliographic and documentary research to support and achieve the proposed objective. The documentary research resulted in the choice of a photo of our mother, which led to the intended reunion, inspired by the experience lived by the writer Roland Barthes (1984) in which he describes the reunion with his mother through a photograph. We opted for direct observation, as a research instrument, as well as interviews and photographic reading keys that allowed the identification of elements related to clothing and the materiality of the photograph chosen to write this work. As a result, the study demonstrates that photography, as a document and source of information, enables family members to re-read the past, and the creation of new and resignified narratives about their own stories.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografia como documentopt_BR
dc.subjectFotografia de famíliapt_BR
dc.subjectFotografia e memóriapt_BR
dc.subjectMediação Fotográficapt_BR
dc.subjectÁlbuns fotográficospt_BR
dc.subjectPhotography as a documentpt_BR
dc.subjectFamily photopt_BR
dc.subjectPhotography and memorypt_BR
dc.subjectPhotographic Mediationpt_BR
dc.subjectPhoto albumspt_BR
dc.titlePor trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na famíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSá, Alzira Queiroz Gondim Tude de-
dc.contributor.refereesMagalhães, Carolina de Souza Santana-
dc.contributor.refereesOliveira, Albano Souza-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqArquivologiapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Arquivologia (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANA CLARA SERRA DAMASCENO - 2020.1.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.