Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34261
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identificação arquivística e estudo das tipologias documentais na coleção textual do núcleo de memória da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia – NUMEE
Autor(es): Silva, Kalinka Brant da
Autor(es): Silva, Kalinka Brant da
Abstract: Essa pesquisa foi realizada na coleção textual do Núcleo de Memória Haydée Guanais Dourado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (NUMEE). Este acervo formado em meados da década de 1990 é composto por documentos doados por docentes, ex-estudantes e documentos recolhidos na diretoria da Escola de Enfermagem quando o Núcleo de Memória começou a ser estruturado. Em 2016, durante Projeto de Extensão “Sistema de documentação museológica: gestão de acervos”, foi realizado um diagnóstico da coleção e verificou-se que também podia ser realizado o tratamento arquivístico da coleção. Por meio da metodologia de identificação arquivística, fundada nos estudos das espécies e tipologias documentais da coleção foi possível desenvolver um instrumento de pesquisa que pode auxiliar no processo de identificação e descrição da coleção. Nesse sentido, o trabalho apresenta como foi realizada a identificação arquivística e as espécies e tipos documentais encontrados na coleção. A pesquisa, de natureza aplicada e exploratória, amparada pelas fontes bibliográfica e documental, espera contribuir para a reflexão de métodos que possibilitem identificar documentos que não tenho recebido tratamento arquivístico, para a cientificidade da arquivologia e para o desenvolvimento das funções arquivísticas.
Palavras-chave: Identificação arquivística
Análise tipológica
Coleção textual
Núcleo de Memória da Escola de Enfermagem
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
ICI
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34261
Data do documento: 23-Set-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Arquivologia (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCfinal_Kalinka Brant da Silva_2019.2.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.