Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34185
Tipo: Dissertação
Título: Emergência do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno: uma análise da trajetória de seus agentes e do espaço social no período de 1979 a 1983.
Autor(es): Figueira, Juliana Bastos Santos
Autor(es): Figueira, Juliana Bastos Santos
Abstract: Com o objetivo de analisar a emergência do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno no Brasil, no período de 1979 a 1983, foi realizado um estudo de natureza sócio-histórica, apoiado em análise documental, fundamentado na sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu. Os documentos analisados foram obtidos de acervos institucionais, por meio digital, em instituições públicas e no acervo de jornais – O Globo, Correio Braziliense, Folha de São Paulo e O Mulherio. Foi realizada, secundariamente, entrevistas complementares com informantes chaves, tendo em vista mapear o espaço do aleitamento materno e seus agentes, no período do estudo. Lançado em 1981, o programa envolveu um conjunto de instituições e agentes, nacionais e internacionais, pertencentes a diferentes campos e espaços, que fomentaram o debate pró-aleitamento, elaborando um consenso em torno da importância do leite materno no desenvolvimento infantil. As principais polarizações estavam relacionadas à ênfase dada ao componente que envolve o processo de regulamentação das medidas de controle da comercialização de substitutos do leite materno, aspecto considerado decisivo para o sucesso das estratégias a serem adotadas. O grupo técnico executivo do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno mostrou-se como espaço aglutinador de agentes com diferentes trajetórias e oriundos de distintos campos sociais em torno do aleitamento materno, estruturando um programa que visou atuar em diferentes causas do desmame precoce. Discute-se a relevância do espaço militante para gênese da política bem como possíveis aspectos relacionados às transformações evidenciadas na implantação das ações nas décadas seguintes.
Palavras-chave: Aleitamento Materno
Políticas Públicas de Saúde
Alimentação Infantil
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34185
Data do documento: 8-Set-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-JULIANA-BASTOS-EMERGÊNCIA-DO-PROGRAMA-NACIONAL-DE-INCENTIVO- (1).pdf
Restrito até 9999-12-31
5,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.