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Tipo: Dissertação
Título: Competência em informação e mediação extrajudicial de solução de conflitos na Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada, CAMES/BAHIA
Autor(es): Araújo, Maurício Cardoso de
Autor(es): Araújo, Maurício Cardoso de
Abstract: Pesquisas relativas à competência em informação constituem-se uma temática recorrente ao campo epistemológico da Ciência da Informação (CI). Partindo da ideia de que a sociedade contemporânea apresenta transformações estruturais causadas pelos insumos informacionais1, as investigações concernentes à referida temática surgem como um contraponto para compreender os desafios impostos à coletividade social. Estabelecer critérios objetivos para analisar a competência de indivíduos inseridos em contextos de produção exponencial de conteúdos informacionais, a desinformação ou contrainformação passa a ser a tônica de autores que debatem este tema. Entre as associações do domínio do conhecimento da Biblioteconomia, que apresentaram contribuições para o desenvolvimento do estudo da competência em informação, destaca-se o trabalho da American Library Association, em especial da sua divisão denominada Association of College and Research Libraries, que foi responsável pela criação de padrões e indicadores objetivos sobre a capacitação humana, especialmente as demandadas pelo mercado de trabalho. Considerando as prerrogativas citadas, a presente pesquisa apresentou como objetivo verificar como a competência em informação de profissionais que atuam nos procedimentos de pré-mediação extrajudicial na Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (CAMES/BA) interfere no processo de estruturação para mediação orientada à solução adequada de conflitos. Os objetivos específicos corresponderam a: a) verificar como os pré-mediadores buscam e tratam as informações necessárias à mediação extrajudicial na CAMES/BA; b) caracterizar as estratégias utilizadas por estes especialistas no processo de busca de informação na solução adequada de conflitos e; c) relacionar os padrões de competência em informação da American Library Association (ALA) às atividades desenvolvidas por estes profissionais. As opções metodológicas para a consecução do estudo compreenderam o método de procedimento (estudo de caso), o nível de pesquisa (descritivo) e a técnica e instrumento de investigação (questionário). Os principais resultados da pesquisa confirmaram que, as estratégias utilizadas pelos profissionais consistem em ações como consulta a bibliotecas, bancos de dados da internet e participação em eventos sobre a mediação extrajudicial. Quanto às fontes de informação utilizadas pelos pré-mediadores constatou-se uma variedade de possibilidades, no entanto, foi possível observar que o ambiente organizacional da CAMES oferece um certo padrão de coesão dos profissionais. Por fim, associou-se as características da atividade de pré-mediação desenvolvida pelos especialistas da organização com todos os padrões e indicadores de competência em informação estabelecidos pela ALA, em 2000, e concluiu-se que as CoInfo dos profissionais exercem papel fundamental para o encaminhamento de resolução de conflitos. 1 A utilização da expressão admite a informação como um elemento integrante da cadeia de produção
Research related to information competence is a recurring theme in the epistemological field of Information Science (IS). Starting from the idea that contemporary society presents transformations caused by informational inputs2, the investigations concerning this subject appear as a counterpoint to understand the challenges imposed on social collectivity. Establishing objective criteria to analyze individuals' competence in contexts of exponential production of informational content, disinformation or counter-information becomes the keynote of authors who debate this topic. Among the associations in the Library Science field of knowledge that contributed to the development of the study of information competence, the American Library Association's work stands out, particularly its division called the Association of College and Research Libraries, which was responsible for creating objective standards and indicators on human empowerment, especially those demanded by the labor market. Considering the aforementioned prerogatives, the present research aimed to verify how the information competency of professionals who work in extrajudicial pre-mediation procedures at Câmara Especializada de Mediação e Arbitragem (CAMES/BA) interferes in the structuring process for solution-oriented mediation conflict resolution. The specific objectives corresponded to a) to verify how the pre-mediators seek and deal with the information necessary for extrajudicial mediation at CAMES/BA; b) to characterize the strategies used by these specialists in the process of seeking information in the appropriate solution of conflicts and; c) relate the American Library Association's (ALA) standards of information competence to the activities developed by these professionals. The methodological options for carrying out the case study comprised the method of procedure (case study), the level of research (descriptive), and the technique and instrument of investigation (questionnaire). The main results of the research confirmed that the strategies used by the professionals consist of actions such as consultation with libraries, internet databases, and participation in events about extrajudicial mediation. As for the sources of information used by the pre-mediators, a variety of possibilities were found, however, it was possible to observe that the organizational environment of CAMES offers a certain standard of cohesion of the professionals. Finally, the characteristics of the pre-mediation activity developed by the organization's specialists were associated with all the standards and indicators of information competence established by ALA in 2000, and it was concluded that the professionals' CoInfo plays a fundamental role in forwarding conflict resolution. 2 The use of the expression admits information as an integral element of the production chain
Palavras-chave: Competência em Informação
Mediação extrajudicial
Sociedade da Informação
Era da Informação
Padrões ACRL
CNPq: Ciências Sociais e Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGCI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34183
Data do documento: 8-Set-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

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