Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3415
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência
Título(s) alternativo(s): Ciência & Educação (Bauru)
Autor(es): Oki, Maria da Conceição Marinho
Moradillo, Edílson Fortuna de
Autor(es): Oki, Maria da Conceição Marinho
Moradillo, Edílson Fortuna de
Abstract: Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas.
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência
Ensino de Química
Natureza da ciência
History and Philosophy of Science
Chemistry teaching
Nature of science
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3415
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Química)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
05.pdf167,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.