Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34104
Tipo: Dissertação
Título: Relação entre desempenho de estudantes de Ciências Contábeis nas edições do ENADE e modalidade de ensino: uma análise multinível
Autor(es): Araujo, Elisabeth Freitas de
Autor(es): Araujo, Elisabeth Freitas de
Abstract: Entre as principais mudanças pelas quais passou o ensino superior, nas últimas duas décadas, está a ampliação do acesso, classificada como democratização. Segundo a Economia da Educação, maior acesso à formação, na forma de mais anos de estudo, contribui substancialmente para o desenvolvimento econômico de um país, pois o crescimento e produtividade em áreas estratégicas estão diretamente relacionados à educação da nação. No Brasil, essa ampliação se deu por meio de programas de governo, com destaque para o REUNI, instituído em 2007, através do Decreto nº 6.096/07, que ampliou a estrutura das instituições públicas de ensino, com a criação de universidades federais em localidades mais afastadas dos grandes centros. Além disso, o acesso ao ensino foi possibilitado a partir de políticas de incentivos fiscais e oferta da modalidade de Educação à Distância (EAD). Essa modalidade foi a maior responsável pelo crescimento do ensino superior, nos últimos vinte anos, sendo 2005 o ano mais representativo. Adicionalmente a essa expansão está a preocupação em garantir os níveis de qualidade da formação superior, dentro dos critérios estabelecidos pelo MEC. Para isso, o sistema de avaliação do ensino conta, entre outros instrumentos, com o ENADE, avaliação obrigatória à qual são submetidos estudantes dos cursos, trienalmente; e o curso de Ciências Contábeis foi avaliado nos anos de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018. Apesar de não ser uma modalidade recente, a EAD, ainda hoje, é vista com desconfiança por parte da comunidade acadêmica. Por isso, a partir desse cenário, este trabalho teve o objetivo de identificar o efeito da modalidade de ensino no desempenho dos alunos de Ciências Contábeis, nas edições do ENADE de 2012, 2015 e 2018. Os fundamentos da Teoria da Função de Produção Educacional (FPE) subsidiaram a metodologia e as discussões. Os microdados do ENADE foram a principal fonte de informação do estudo e recorreu-se ao Método Hierárquico Linear para os testes de hipóteses. Os resultados indicaram que não é possível fazer inferências sobre o efeito da modalidade isoladamente, mas que esta apresenta significância quando interagida com as características: idade, turno do curso, etnia e renda média informada pelos estudantes, por IES. Ademais, os achados revelaram que há diferença na relação entre modalidade e desempenho, entre as instituições e também na mesma instituição. Assim, esta pesquisa cobre lacunas encontradas nas investigações sobre modalidade de ensino e desempenho acadêmico em Ciências Contábeis, ao estudar essa relação sob a ótica da FPE, através da modelagem multinível, que possibilita a análise dos níveis individual e contextual, propondo um constructo adequado à complexidade do sistema educacional. Desse modo, o estudo traz contribuições para a compreensão detalhada dos diversos fatores que englobam o sistema EAD, como a influência da infraestrutura da instituição e os impactos que as características socioeconômicas exercem sobre o desempenho acadêmico. Com o impacto causado pela pandemia mundial da Covid-19 no ensino, os achados aqui apresentados podem contribuir para a elaboração e gestão de políticas públicas educacionais, além de ter potencial para subsidiar as ações de planejamento pedagógico e gestão do ensino superior.
Among the main changes that higher education has undergone in the last two decades is the expansion of access, classified as democratization. According to the Economics of Education, greater access to training, in the form of more years of study, substantially contributes to a country's economic development, as growth and productivity in strategic areas are directly related to the nation's education. In Brazil, this expansion took place through government programs, with emphasis on REUNI, established in 2007 through Decree No. 6.096/07, which expanded the structure of public educational institutions, with the creation of federal universities in localities further away from the big cities. In addition, access to education was made possible through tax incentive policies and the offer of the Distance Education (DE) modality. This modality was most responsible for the growth of higher education in the last twenty years, with 2005 being the most representative year. In addition to this expansion, there is the concern to guarantee the quality levels of higher education, within the criteria established by the Ministry of Education. For this, the education assessment system has, among other instruments, ENADE, a mandatory assessment to which course students are submitted every three years; and the Accounting course was evaluated in 2006, 2009, 2012, 2015 and 2018. Although it is not a recent modality, DE is still viewed with distrust by the academic community. Therefore, from this scenario, this work aimed to identify the effect of the teaching modality on the performance of Accounting students, in the editions of ENADE of 2012, 2015 and 2018. The foundations of the Education Production Function Theory (EPF) supported the methodology and discussions. The microdata from ENADE were the main source of information for the study and the Hierarchical Linear Method (HLM) was used for hypothesis testing. The results indicated that it is not possible to make inferences about the effect of the modality in isolation, but that it is significant when interacted with the characteristics: age, course shift, ethnicity and average income reported by students, by HEI. Furthermore, the findings revealed that there is a difference in the relationship between modality and performance, between institutions and also within the same institution. Thus, this research covers gaps found in investigations on teaching modality and academic performance in Accounting, by studying this relationship from the perspective of EPF, through multilevel modeling, which enables the analysis of individual and contextual levels, proposing an adequate construct for complexity of the educational system. Thus, the study contributes to a detailed understanding of the various factors that comprise the distance learning system, such as the influence of the institution's infrastructure and the impacts that socioeconomic characteristics have on academic performance. With the impact caused by the Covid-19 worldwide pandemic on education, the findings presented here can contribute to the development and management of educational public policies, in addition to having the potential to support actions of pedagogical planning and higher education management.
Palavras-chave: Expansão do ensino superior
Ensino à distância
Avaliação educacional
Método hierárquico linear
Contabilidade - Estudo e ensino - Brasil
Contabilidade
Ensino superior -Expansão
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34104
Data do documento: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Elisabeth_Araujo_FINAL.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.