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Tipo: Tese
Título: Interações Sociais construídas no ensino particular de violino e flauta doce: estudos de caso sobre relações de ensino e aprendizagem com crianças de dois e três anos.
Autor(es): Chagas Neto, Antonio
Autor(es): Chagas Neto, Antonio
Abstract: Este trabalho teve como objetivo geral compreender as relações de ensino e aprendizagem que se constroem em uma aula particular de instrumento musical, a partir das interações que ocorrem entre os envolvidos. Nos objetivos específicos busquei compreender as relações de ensino e aprendizagem instrumental no contexto do ensino particular de instrumento musical em domicílio; interpretar os comportamentos observáveis presentes nas aulas; e compreender como as relações sócio-musicais estavam relacionadas aos diversos momentos, etapas e instâncias das aulas. Para isso, foram realizados três estudos de caso, tendo como participantes professores de violino e flauta doce, crianças de dois e três anos de idade, bem como outros do ambiente familiar como pais, avós e outras crianças. No Estudo de Caso 1, observou-se uma videogravação de uma aula de violino disponível na internet, a qual serviu também como “caso piloto” para as pesquisas subsequentes. Nos Estudos de Caso 2 e 3 observou-se as filmagens de duas aulas de violino e duas de flauta doce, olhando para as dinâmicas de ensino e aprendizagem do instrumento, a partir das relações sociais percebidas entre aqueles que apareciam nas cenas. O suporte teórico baseou-se nos conceitos de interação social de Erving Goffman (2010), no olhar sociólogo descritos por Peter Berger (2014) e nas Teorias do Cotidiano de PAIS (1998) e SOUZA (2000). Os dados revelaram que a interação social ocorre no ensino/aprendizagem na aula particular de instrumento, onde os comportamentos das pessoas são retroalimentados pelas ações e reações de todos os envolvidos nesse processo.
This study had as general objective to understand the teaching and learning relationships that are built in a musical instrument private class, from the interactions that occur among those involved. In the specific objectives I sought to understand the relationships of teaching and instrumental learning in the context of the particular teaching of musical instrument at home; interpret the observable behaviors present in class; and to understand how the socio-musical relations were related to the different moments, stages and instances of the classes..In order to reach that, three case studies were analyzed, with teachers of violin and flute, children of two and three years old, as well as others of the family environment such as parents, grandparents and other children. In Case Study 1, a video of violin class was available on the internet, which also served as a "pilot case" for subsequent research. In Case Studies 2 and 3 we observed the recordings of two violin lessons and two flute lessons. In these cases, the focus was on the teaching and learning dynamics, based on the social relations perceived among those who appeared in the scenes. The theoretical support was based on the concepts of social interaction of Erving Goffman (2010), on the sociologist's view described by Peter Berger (2014) and on the Everyday life Theories of PAIS (1998) and SOUZA (2000). The data revealed that social interaction affects directly in the musical instrument private class, where the behavior of the people are influenced by the actions and reactions of all those involved in this process.
Palavras-chave: Aula particular de instrumento musical
interações sociais
Educação Musical e cotidiano
CNPq: Linguística, Letras e Artes.
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGMUS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34021
Data do documento: 24-Ago-2021
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