Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33982
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPaim, Jairnilson Silva-
dc.contributor.authorCoutinho, Marcio Lemos-
dc.creatorCoutinho, Marcio Lemos-
dc.date.accessioned2021-08-19T18:02:01Z-
dc.date.available2021-08-19T18:02:01Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33982-
dc.description.abstractOs debates em torno da formação do profissional de saúde ocupam hoje um grande espaço dentro da agenda de discussões da política de saúde brasileira. Na 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) em 1986, marco histórico da Reforma Sanitária, foram tratadas questões relativas aos trabalhadores em saúde articuladas às questões organizativas e de atribuições ao sistema de saúde como a universalização, a eqüidade e a democratização. Desde então se aponta para a urgência na adequação da formação profissional voltada para as necessidades colocadas pela realidade social, sobretudo no caso de profissões recentes da área da saúde, como a Fonoaudiologia. Este estudo investigou a incorporação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Fonoaudiologia no Estado da Bahia, a partir da caracterização dos Projetos Político-Pedagógicos e da análise da participação dos atores envolvidos. Teve como desenho o estudo de caso múltiplo com 5 cursos, de caráter exploratório e qualitativo constando de análise documental e entrevistas semi-estruturadas. Procurou-se analisar o contexto sócio-histórico e as possíveis relações entre princípios políticos pedagógicos, diretrizes e implantação das mesmas. Entre os obstáculos identificados destacam-se: enfoque nos aspectos biológicos e curativos, dissociação entre as áreas clinicas e de saúde coletiva, incipiente integração ensino-serviço e baixa capacitação docente. Identificou-se também uma tendência á mudança de valores de modo a aproximar conteúdos e práticas de saúde coletiva com aquelas do campo clínico sob novas perspectivas do cuidado fonoaudiológico. São apresentadas algumas sugestões para a mudança na formação do fonoaudiólogo na graduação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Fonoaudiologiapt_BR
dc.subjectFormação em Saúdept_BR
dc.subjectPolítica de Saúdept_BR
dc.titleA implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais nas escolas de fonoaudiologia no estado da Bahia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFontoura, Marilia Santos-
dc.contributor.refereesViana, Solange Veloso-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (ISC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO-MARCIO LEMOS COUTINHO.pdf10,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.