Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33971
Tipo: Dissertação
Título: Efeito da discriminação de gênero sobre a consulta médica e a realização de teste de HIV no último ano entre travestis e mulheres trans de três capitais do nordeste brasileiro
Autor(es): Leite, Beo Oliveira
Autor(es): Leite, Beo Oliveira
Abstract: A discriminação de gênero ainda impede travestis e mulheres trans de acessarem, efetivamente, os serviços e tecnologias de saúde, sendo assim, um fator que pode ser responsável por aumentar a vulnerabilidade ao HIV/aids. O objetivo deste estudo foi investigar a associação da discriminação de gênero sobre a realização de consultas médicas e de testes de HIV, nos 12 meses que antecederam à entrevista, entre travestis e mulheres trans. Trata-se de um estudo transversal realizado em 2016, com 864 travestis e mulheres trans de três capitais do nordeste brasileiro. O recrutamento foi realizado através do método Respondent-Driven Sampling (RDS), e a coleta dos dados foi baseada na aplicação de um questionário estruturado. As variáveis utilizadas como desfecho foram a realização de consultas médicas e testes de HIV no último ano. A exposição principal foi ter sofrido discriminação de gênero na vida, e demais covariáveis foram utilizadas para o ajuste da associação. A regressão logística foi utilizada para estimar a Odds Ratio (OR) das associações. 67,0% das entrevistadas relataram ter consultado um médico no último ano, enquanto 45,8% relataram ter realizado algum teste de HIV, também no último ano. A discriminação de gênero reduziu significativamente a realização de consultas médicas (OR 0,29; IC95% 0,14-0,63) e de testes de HIV (OR 0,41; IC95% 0,22- 0,78), independentemente de outros fatores analisados. É preciso considerar o estigma como um produtor de iniquidades em saúde para que seja possível agir sobre a vulnerabilidade dessas populações.
Palavras-chave: mulher transgênero
discriminação
uso de serviços de saúde
teste de HIV
CNPq: Ciências da Saúde
Epidemiologia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33971
Data do documento: 19-Ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSC - IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_volume_final.pdf
Restrito até 9999-12-31
5,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.