Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33889
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Elaboração de um protocolo para atuação do psicólogo hospitalar frente a pacientes oncológicos em cuidados paliativos
Autor(es): de Almeida Silva, Juliana
Autor(es): de Almeida Silva, Juliana
Abstract: O diagnóstico de câncer com prognóstico reservado demanda uma abordagem paliativa no cuidado que inclua também aspectos psicológicos e sociais. Esse estudo tem como analisar a atuação do psicólogo, a fim de elaborar um instrumento que subsidie o desenvolvimento de práticas psicológicas direcionadas aos pacientes oncológicos em Cuidados Paliativos e aos seus familiares no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir da pesquisa-ação e das seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com profissionais de psicologia hospitalar e observação participante com os pacientes. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. O processo de revisão, categorização e observação proporcionou a construção de um protocolo direcionado ao atendimento psicológico de pacientes oncológicos que estão em Cuidados Paliativos e de sua família. Os resultados mostram a relevância da psicologia hospitalar nos cuidados a esses indivíduos e a importância da utilização de ferramentas que possam auxiliar a avaliação e o manejo dos aspectos psicológicos nesses casos.
Palavras-chave: Cuidados Paliativos
Psico-oncologia
Psicologia Hospitalar
Protocolo
CNPq: Ciências humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: IMS-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Residência Multiprofissional em Urgência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33889
Data do documento: 11-Ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Urgência (PRMU - IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Almeida Editado.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.