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Tipo: Dissertação
Título: Sonhos de um maluco beleza: os elementos utópicos nas canções de Raul Seixas
Autor(es): Santos, Rômulo Iago de Jesus e
Autor(es): Santos, Rômulo Iago de Jesus e
Abstract: A presente dissertação de mestrado discute sobre os elementos utópicos nas canções de Raul Seixas. A pesquisa tem como objetivo mostrar como, a partir de suas músicas, o artista apresenta sua proposta de realidade utópica diante daquilo que está presente em seu cotidiano. Para tal, discutimos no primeiro capítulo sobre as formulações acerca da utopia nas ciências humanas e na música, trazendo seus elementos, tipologias e conceito a partir de autores como Bloch, Szachi e Adorno. No capítulo dois, discutimos os estudos sobre música partindo das formulações de Hegel, passando pela mimese e representação em Lukacs e Adorno e chegando na relação entre a expressão artística e a indústria cultural. No capítulo três, fazemos uma reconstrução histórica da origem do rock nos EUA, nos anos 1950, e da sua chegada ao Brasil até o surgimento de Raul Seixas. Por fim, no último capítulo, fazemos a análise de algumas das canções dos três primeiros álbuns do artista, evidenciando os elementos utópicos contidos nelas. Para a consecução da análise, foi feita uma pesquisa exploratória buscando evidenciar aquelas que oferecem mais elementos para refletir acerca da utopia nas canções do artista, selecionando aquelas em que tais informações aparecem de forma mais emblemática. As análises foram feitas a partir da decomposição musical, descrevendo os fragmentos mais significativos das canções em seu contexto estético e social, chegando à conclusão de que a singular obra de Raul Seixas propõe uma nova realidade, debatendo seus aspectos coletivos e individuais, mostrando sua preocupação com variados aspectos do que podemos chamar de sociedade alternativa.
The present master's thesis deals with the utopian elements in Raul Seixas' songs. The research aims to show how, based on his songs, the artist presents his proposal of a utopic reality in face of what is present in his daily life. In the first chapter, we discussed about formulations on utopia in the humanities and music, bringing its elements, typologies and concepts from authors such as Bloch, Szachi and Adorno. In chapter two, we discuss the studies on music starting from Hegel's formulations, passing through mimesis and representation in Lukacs and Adorno and arriving at the relationship between music and the cultural industry. In chapter three, we made a historical reconstruction about the beginning of rock in the USA, in the 1950s, and from its arrival in Brazil until the appearance of Raul Seixas, in 1970s. Finally, in the last chapter, we analyze some of the songs from the artist's first three albums, emphasizing the utopian elements contained in them. To carry out the analysis, an exploratory research was made, seeking to highlight those songs that offer more elements to reflect on utopia in the artist's songs, selecting those in which such information appears in a more emblematic way. The analyzes were made from the musical decomposition, describing the most significant fragments of the songs in their aesthetic and social context, reaching the conclusion that the unique work of Raul Seixas proposes a new reality, debating its collective and individual aspects, showing his concern with lots of aspects of what we might call an alternative society.
Palavras-chave: Raul Seixas, 1945-1989
Sociologia da música
Música popular
Sociologia do rock
Utopias
CNPq: Sociologia
Sociologia da arte
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33877
Data do documento: 10-Ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

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