Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33866
Tipo: Dissertação
Título: Acesso de mulheres com câncer de mama aos serviços de atenção à saúde: perspectiva de usuárias, profissionais e gestores
Autor(es): Oliveira, Shirley Batista
Autor(es): Oliveira, Shirley Batista
Abstract: O acesso aos serviços de atenção à saúde tem sido marcado fortemente por inúmeras iniquidades sociais, nas quais as populações com maiores vulnerabilidades têm encontrado barreiras para obter atenção nos serviços formais de saúde, o que leva os usuários a construir os mais diversos percursos para ter a sua demanda solucionada. O quadro de mulheres com câncer de mama é emblemático, pois, devido às dificuldades de acesso, tem seu quadro de saúde agravado, em grande parte das vezes. Este estudo tem como objetivo avaliar o acesso de mulheres com câncer de mama aos serviços de atenção à saúde no município de Vitória da Conquista – BA, na perspectiva de usuárias, trabalhadores e gestores. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado com mulheres, tanto da zona urbana quanto rural, com diagnóstico confirmado de câncer de mama e que estavam em tratamento. Além disso, participaram trabalhadores da Atenção Primária em Saúde (APS), da média e alta complexidade e gestores municipais. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais para a produção dos dados e a análise feita mediante a modalidade de Análise de Conteúdo Temática. Todos os preceitos éticos para a pesquisa com seres humanos foram seguidos. Os resultados evidenciaram entraves relacionados ao processo de diagnóstico e tratamento, que iniciaram na entrada na rede de atenção à saúde, principalmente pela baixa cobertura e resolubilidade da APS, e se estenderam pela média e alta complexidade, especialmente na dificuldade de acesso ao exames e procedimentos especializados. Em relação à rede oncológica foram observadas fragilidades dos mecanismos de integração e inexistência da linha de cuidado ao câncer de mama. Dessa forma, a pluralidade de perspectivas avaliadas proporcionou observar as diferenças de percepções dos usuários, profissionais e gestores acerca do acesso de mulheres com câncer de mama aos serviços de atenção à saúde do município. Foi possível verificar que os objetivos dos serviços são percebidos de modos diversos pelas usuárias, isso demonstra que esses três atores precisam estar contíguos no planejamento das ações em saúde. Além disso, a compreensão das trajetórias de cuidado possibilitou revelar as dimensões cognitivas e interpretativas relativas aos processos de adoecimento, diagnóstico e tratamento, assim como os desafios em relação às redes de atenção, serviços e agentes de cuidado.
Palavras-chave: Acesso aos Serviços de Saúde
Neoplasias da Mama
Pesquisa Qualitativa
Aceitação pelo Paciente de Cuidados de Saúde
Atitude Frente à Saúde
CNPq: Saúde Coletiva
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33866
Data do documento: 6-Ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSC - IMS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.