Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3381
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental
Autor(es): Ristum, Marilena
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
Autor(es): Ristum, Marilena
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
Abstract: O objetivo principal foi descrever e contextualizar o conceito de violência de professoras do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, comparar os resultados obtidos com professoras de escolas públicas com os de escolas particulares. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada, com 47 professoras de quatro escolas, duas públicas e duas particulares. Um Sistema de Categorias, extraído dos dados, permitiu descrever e contextualizar o conceito de violência que, de acordo com os resultados, se caracteriza, preponderantemente, pelas classes violência de delinqüência e estrutural; pelas modalidades violência de marginais, escolar e familiar; pelas formas agressão física, assalto e agressão verbal. As diferenças entre professoras de escolas públicas e particulares foram relacionadas a características de seus ambientes de trabalho.
Palavras-chave: Conceito de violência
Professoras
Escolas públicas e particulares
Violence concept
Teachers
Public and particular schools
Editora / Evento / Instituição: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3381
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
19839.pdf109,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.