Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33794
Tipo: Dissertação
Título: Utilização do índice do estado trófico como uma ferramenta para gestão das águas de lagoas marginais visando os usos múltiplos
Autor(es): Alves, Izis de Oliveira
Autor(es): Alves, Izis de Oliveira
Abstract: A eutrofização afeta a disponibilidade hídrica, pois altera a qualidade das águas, principalmente em função do aumento da concentração de fósforo e prejudica os usos múltiplos em diversas regiões do Brasil e do mundo, sobretudo em ambientes lacustres. O rio São Francisco, terceiro maior em extensão do Brasil, ao longo de seu trajeto forma diversas lagoas marginais, as quais funcionam como berçários da ictiofauna, mas também podem atender a outros usos como a diluição das águas de drenagem de áreas agrícolas, sendo este o caso da Lagoa das Piranhas, localizada no município de Bom Jesus da Lapa - BA. Considerando o transporte de fósforo a partir de áreas agrícolas, comumente relatado na literatura, percebe-se que a avaliação do grau de trofia desta lagoa poderá subsidiar a gestão de suas águas e favorecer o controle da poluição. No presente trabalho foi aplicado o Índice do Estado Trófico (LAMPARELLI, 2004), na avaliação da Lagoa das Piranhas, por meio de campanhas amostrais no período seco e chuvoso. A lagoa foi classificada como meso a eutrófica na primeira campanha e mesotrófica nas duas seguintes, o que demonstra um risco aos usos múltiplos, inclusive para atendimento as necessidades da população que vive no seu entorno, sem falar no impacto para a ictiofauna que se constitui em fonte de renda para tantas famílias da bacia. Verificou-se que os corpos hídricos que alimentam a lagoa foram classificados em níveis tróficos superiores, o que pode acelerar o processo de eutrofização deste ambiente lacustre, demonstrando a necessidade de intervenções imediatas. Parte dessas intervenções pode ser custeada com recursos oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos em conformidade com o que estabelece o plano de bacia do rio São Francisco.
Palavras-chave: Recursos hídricos
Gestão ambiental
Lagoas
Índice do estado trófico
CNPq: Engenharia
Recursos Hídricos
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33794
Data do documento: 26-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ProfÁgua)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.