Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33769
Tipo: Dissertação
Título: Abordagem Hidroeconômica como Subsídio à Tomada de Decisão na Alocação de Água em Reservatório do Semiárido Brasileiro
Autor(es): Oliveira, Emanoella Rodrigues Ribeiro de
Autor(es): Oliveira, Emanoella Rodrigues Ribeiro de
Abstract: Considerando as práticas tradicionais de gestão dos recursos hídricos, a demanda de água geralmente é analisada como um valor fixo. No entanto, a crescente escassez de água torna a sua demanda variável, representada pelo valor econômico. A integração entre ferramentas hidrológicas e econômicas na alocação de água, através da abordagem hidroeconômica, reflete à percepção de escassez desse recurso. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo estabelecer procedimentos para a implementação da abordagem hidroeconômica na alocação de água em reservatórios do semiárido brasileiro que apresentam conflitos de uso envolvendo a irrigação. Para embasar a proposta de procedimentos, foi realizada uma aplicação no reservatório Mirorós, localizado nas bacias hidrográficas dos rios Verde e Jacaré, no estado da Bahia. A metodologia desenvolvida contemplou três etapas. A primeira etapa consistiu no levantamento de fatores internos e externos que influem no processo de alocação de água. A segunda etapa compreendeu a determinação do comportamento das demandas de água dos três principais usuários do reservatório: abastecimento humano, perímetro irrigado de Mirorós e irrigantes ribeirinhos a jusante do reservatório. A última etapa consistiu na análise da abordagem hidroeconômica no processo de alocação de água, utilizando o modelo de suporte à decisão AcquaNet. Nessa etapa identificou-se o desempenho do sistema e os custos de escassez gerados em diferentes alternativas de alocação de água. A partir da análise da atual alocação de água foi possível identificar que a flexibilidade nos acordos e a participação dos usuários na alocação negociada podem ser aproveitadas de forma conjunta com a abordagem hidroeconômica, e que a incerteza dos dados existentes confere limitações à aplicação da abordagem. Com base na análise econômica identificou-se que o abastecimento humano possuimenor valor agregado à água, e que a minimização dos custos econômicos ocorreu quando maior quantidade de água foi alocada para os irrigantes a jusante. Como os benefícios adquiridos por determinados usuários podem impor elevados custos aos demais, os resultados revelaram que a análise hidroeconômica influi no processo de alocação de água. No entanto, a alocação de água fundamentada apenas na abordagem hidroeconômica pode não representar uma solução economicamente eficiente. Diante dos resultados obtidos nas três etapas, fundamentou-se a proposta de um modelo de alocação de água que associa a alocação negociada e a abordagem hidroeconômica.
Palavras-chave: Alocação de água
Modelo hidroeconômico
Custo de escassez
Operação de reservatórios
CNPq: Engenharias
Recursos Hídricos
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33769
Data do documento: 22-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ProfÁgua)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Emanoella Rodrigues Ribeiro de Oliveira.pdf4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.