Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Dária Maria Cardoso | - |
dc.contributor.author | Santos, Saulo Medrado dos | - |
dc.creator | Santos, Saulo Medrado dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T21:08:03Z | - |
dc.date.available | 2021-07-15T21:08:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-15 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33748 | - |
dc.description.abstract | Esta tese se propôs apresentar e discutir a experiência da construção de um “Atlas
Geográfico Escolar do Semiárido da Bahia” adotando como metodologia o
mapeamento participativo pela qual foi desenvolvido os conteúdos temáticos que o
compõe. Parte-se de uma questão central: como o processo de mapeamento
participativo, envolvido na construção de um Atlas Escolar, pode potencializar o
aprendizado de diferentes aspectos da região semiárida dos escolares? Procurou-se
responder tal questionamento a partir da tríade Cartografia, Geografia e Atlas
Geográficos. Organizada em quatro Capítulos, além da Introdução contendo a
justificativa descreve também os Objetivos da Pesquisa. No primeiro Capítulo –
Abordagem Teórica, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico dos temas
relacionados ao estudo; no segundo Capítulo – Definição do Universo de Análise,
buscou-se discorrer sobre a importância da escolha do universo de análise e do plano
temático para o uso do Atlas em sala de aula. No terceiro Capítulo – Procedimentos
Metodológicos, apresenta-se os Procedimentos Metodológicos onde buscou-se
enfatizar os aspectos teóricos e metodológicos utilizados na pesquisa; por fim, o
quarto Capítulo – Resultados e Discussão, traz os principais obtidos com o trabalho
que foi uma mudança no padrão dos Mapas Mentais produzidos pelos grupos antes e
após o emprego das metodologias utilizadas. Grande parte dos resultados tratados
retratam características sociais, culturais e até físicas das populações locais. O que
pode significar um mapeamento pessoal, de vivência. Algo muitas vezes não presente
em mapas não participativos produzidos para Atlas escolares. Concluindo-se com as
Considerações Finais que retomam sinteticamente as principais ideias apresentadas
ao longo do trabalho. O produto dessa tese, o Atlas Geográfico Escolares
Participativos, revela-se como um recurso didático importante para o despertar do
ensino pelo mapa, a ressignificação de Atlas Geográficos Escolares. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis proposed to present and discuss the experience of building a “School Geographic Atlas of the Semi-arid of Bahia”, adopting as a methodology the
participatory mapping by which the thematic contents that compose it were developed. It starts from a central question: how can the process of participatory mapping, involved
in the construction of a School Atlas, enhance the learning of different aspects of the students' semiarid region? We tried to answer this question based on the Cartography, Geography and Geographic Atlas triad. Organized in four Chapters, in addition to the Introduction containing the justification, it also describes the Research Objectives. In the first Chapter - Theoretical Approach, an attempt was made to carry out a bibliographic survey of the topics related to the study; in the second Chapter - Definition of the Universe of Analysis, we sought to discuss the importance of choosing the
universe of analysis and the thematic plan for the use of the Atlas in the classroom. In the third Chapter - Methodological Procedures, the Methodological Procedures are presented where the aim was to emphasize the theoretical and methodological aspects used in the research; finally, the fourth Chapter - Results and Discussion, brings the
main results obtained with the work that was a change in the pattern of Mind Maps
produced by the groups before and after the use of the methodologies used. Much of
the results treated portray social, cultural and even physical characteristics of local populations. Which can mean a personal mapping of experience. Something often not present in non-participatory maps produced for school Atlas. Concluding with the Final Considerations that summarize the main ideas presented throughout the work. The product of this thesis, the Participatory School Geographic Atlas, reveals itself as an
important didactic resource for the awakening of teaching through the map, the
resignification of School Geographic Atlas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Semiárido -- Bahia | pt_BR |
dc.subject | Atlas escolar | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento participativo | pt_BR |
dc.subject | Mapas mentais | pt_BR |
dc.subject | Atlas geográfico | pt_BR |
dc.title | Atlas geográfico escolar do Semiárido da Bahia: uma elaboração participativa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.referees | Caldas, Alcides dos Santos | - |
dc.contributor.referees | Diniz, Alisson Duarte | - |
dc.contributor.referees | Santos, Antonio Marcos dos | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.publisher.program | em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (POSGEO)
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