Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33719
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Debêntures e avaliação por múltiplos em empresas listadas na B3
Título(s) alternativo(s): Sinergia Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis(ICEAC)
Autor(es): Santos, Giovanni Freitas
Pereira, Antonio Gualberto
Autor(es): Santos, Giovanni Freitas
Pereira, Antonio Gualberto
Abstract: Buscou-se verificar o efeito do endividamento por emissão de debêntures sobre os múltiplos das empresas emissoras, e dentre os múltiplos possivelmente afetados, qual apresentou maior nível de sensibilidade a tais efeitos. Para tanto, foram observadas as empresas de capital aberto, com informações disponíveis na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que emitiram debêntures no período entre 2010 a 2017. A literatura sobre estrutura de capital aborda a teoria de pecking order, a teoria de trade-off e a teoria de agência e aspectos relacionados ao endividamento por emissão de títulos de dívida, precificação de ações e avaliação por múltiplos. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de método quantitativos, de forma mais específica, análise descritiva e teste não-paramétrico de Wilcoxon. A amostra foi composta por cinquenta e oito empresas. Os resultados sugerem que o endividamento por emissão de debêntures ocasiona uma redução contínua nas dos múltiplos observados e que o múltiplo Preço/Vendas possui maior nível de sensibilidade à emissão de debêntures. As conclusões obtidas neste estudo, são condizentes com conclusões obtidas por Coelho (2008), que identificou efeito nulo ou negativo a emissão de debêntures sobre o preço das ações.
Palavras-chave: Debêntures
Múltiplos
Endividamento
Estrutura de Capital
Contabilidade
Empresas - Finanças
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Citação: SANTOS, G. F.; PEREIRA, A. G. Debêntures e avaliação por múltiplos em empresas listadas na B3. SINERGIA Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, v. 23, n. 1, p. 49-64, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33719
Data do documento: 1-Jun-2019
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8380-Texto do artigo-26294-1-10-20190606(1).pdf452,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.