Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33711
Tipo: Tese
Título: "Onde eu me acho no direito de escrever": reflexões sobre obras literárias de autoria de mulheres lideranças religiosas do candomblé e sua inserção na escola
Autor(es): Pereira, Isabelle Sanches
Autor(es): Pereira, Isabelle Sanches
Abstract: A tese aborda a literatura de autoria de mulheres lideranças religiosas do candomblé e a sua inserção na formação de leitores(as) e escritores(as) na escola. Os livros analisados são O Meu Tempo é Agora (2010), de Stella Azevedo dos Santos; Resistência e Fé (2009), de Valnízia Pereira; e Meu Caminho, meu Viver, de Valdina Pinto (2013). Associando a interseções das dimensões identitárias de raça-gênero, para refletir sobre as literaturas e a educação, teoricamente, o estudo dialoga com os estudos decoloniais, a escrita de si e aportes sobre as relações étnico-raciais. As interlocutoras na pesquisa foram as autoras das obras analisadas e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, a partir de um Grupo de Leitura, através do qual foram lidas e analisadas as obras por mim e pelas participantes. A pesquisa traz relatos resultantes dos registros feitos pelas estudantes durante os encontros do Grupo de Leitura e das autoras das obras analisadas, sobre seus processos de autoria, da escrita de si e, sobre a circulação desta literatura escrita por lideranças do candomblé na escola. A interlocução com as estudantes e autoras sobre suas crenças em relação à literatura e sua relação com a escrita de si, o como trabalhar essa literatura, na medida em que o tema religião é um aspecto de grande relevância na complexidade de teores envolvidos no processo de institucionalização da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, evidenciaram, a partir daí, como esse tipo de literatura pode estar presente na escola.
This dissertation is a study of literary texts authored by religious women leaders of candomblé and its impact upon the formation of readers and writers within education. The books analyzed include: My Time is Now (2010) by Stella Azevedo dos Santos; Resistance and Faith (2009) by Valnízia Pereira; and My Way, My Living by Valdina Pinto (2013). By linking the intersectionality of race-gender identities with literature and education, theoretically, this study forges a dialogue across decolonial studies, biographical writing, and scholarly contributions on ethnic-racial relations. The interlocutors in this research are the authors of the analyzed works as well as the students of a Pedagogy course at the Universidade do Estado da Bahia – UNEB. These informants were part of a reading group; through this reading group, the works were analyzed with my participation. As a result, the research documented an analysis via reports by the students during the reading group meetings. In addition, the authors of the works analyzed their authorship processes, including their published content and the circulation within education of this literature written by candomblé leaders. The purpose of engagement with students and authors is to understand their perspectives about this literature and its biographical writing. In other words, this study raises questions about how to engage this literature insofar as religion being critically relevant to this body of work through all of its complexities. Given that the literature content points to the processes of institutionalization of Afro-Brazilian and African History and Culture, this study evidences how this type of literature has a valuable pedagogical utility within education
Palavras-chave: Literatura Negra
Lideranças religiosas de matriz africana
Escrita de si
Raça-gênero-religiosidade
Escola
CNPq: Linguística Aplicada
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós–Graduação em Estudos Étnicos e Africanos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33711
Data do documento: 9-Jul-2021
Aparece nas coleções:Tese (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL 2018 ISABELLE SANCHES PEREIRA.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.