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dc.contributor.advisorLombardi Filho, Stélio Côelho-
dc.contributor.authorNascimento, Gabrielle Rebouças-
dc.creatorNascimento, Gabrielle Rebouças-
dc.date.accessioned2021-06-16T00:40:35Z-
dc.date.available2021-06-16T00:40:35Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.date.submitted2021-06-18-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33576-
dc.description.abstractO tempo/distância de deslocamentos diários por motivos de estudo ou trabalho (commuting) é um dos fatores que influenciam a saúde e bem-estar de trabalhadores e estudantes. Contudo, o commuting casa-escola/universidade ainda é pouco explorado na literatura, sobretudo em países subdesenvolvidos. Neste sentido, o presente trabalho busca identificar se existe efeito da distância de deslocamento casa-universidade sobre o desempenho acadêmico dos alunos da maior universidade do Nordeste brasileiro. Para tanto, faz-se uso de uma rica base de dados de alunos que ingressaram na instituição de Ensino Superior entre 2006 e 2012. Os resultados encontrados fornecem evidências que confirmam a hipótese que uma maior distância de commuting está associada a um pior desempenho acadêmico. Com uma elevação de 10 km na distância causando uma redução de aproximadamente 1 ponto no coeficiente de rendimento (CR) dos universitários, em média, podendo ser ainda mais relevante para os alunos que ingressaram na universidade por meio da reserva de vagas (cotistas).pt_BR
dc.description.abstractThe time/distance of daily commuting for reasons of study or work is one of the factors that influence the health and well-being of workers and students. However, home-school/university commuting is still little explored in the literature, especially in underdeveloped countries. In this sense, the present work seeks to identify whether there is an effect of the distance from home-university commuting on the academic performance of students at the largest university in Northeast Brazil. To this end, a rich database of students who entered the Higher Education institution between 2006 and 2012 is used. The results found provide evidence that confirms the hypothesis that a greater commuting distance is associated with worse academic performance. With an elevation of 10 km in the distance causing a reduction of approximately 1 point in the coefficient of performance (CR) of the university students, on average, it can be even more relevant for students who entered the university through the reservation of places (quota holders).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDistância de deslocamentopt_BR
dc.subjectDeslocamento casa-universidadept_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectEconomia urbanapt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.titleMobilidade e desempenho acadêmico: uma análise para estudantes universitários da maior cidade do Nordeste do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Rodrigo Carvalho-
dc.contributor.refereesCaires, Fernanda de Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia urbanapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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