Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33554
Tipo: Tese
Título: A memória das seis cordas: uma investigação sobre os processos de memorização ao violão de estudantes iniciantes e intermediários.
Autor(es): Silva, Alessandro Pereira
Autor(es): Silva, Alessandro Pereira
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi investigar os processos de memorização de uma obra musical por estudantes de nível iniciante e intermediário no violão. Para isso, essa tese de doutorado fundamentou-se em teorias sobre estratégias de memorização a partir da literatura especializada e aplicou essas teorias por meio da realização de um estudo de caso. Os fundamentos teóricos se basearam nos pensamentos sobre a memória, seguindo o modelo conexionista e com ênfase na memorização por pistas. Além disso, o trabalho teve influência das teorias da memória de trabalho e, mais especificamente dos guias de execução propostos por Roger Chafin. Após uma introdução sobre o estado da arte de alguns estudos brasileiros sobre memória e a relação entre memória e violão, foi apresentado um estudo de caso com estudantes iniciantes e intermediários no violão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Sergipe. O estudo de caso procurou recolher dados quantitativos e qualitativos que mostrassem de forma abrangente vários aspectos do processo de memorização da obra musical selecionada. Foram recolhidos e analisados dados a partir de gravações das execuções da música, de uma breve entrevista estruturada e da observação participante do pesquisador que visou anotar os dados comportamentais dos participantes durante a execução final da música. Os resultados indicaram que a memorização baseada em ativação por pistas, proposta pelo modelo conexionista, e na utilização dos guias de execução contribuiu para a codificação, armazenamento e resgate das informações e para os procedimentos para o aprendizado, memorização e performance da música selecionada para ambos os níveis dos violonistas investigados.
Palavras-chave: Violão.
Memorização
CNPq: Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGMUS
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33554
Data do documento: 12-Jun-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.