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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Tânia Maria de-
dc.contributor.authorGodinho, Tiana Mascarenhas-
dc.contributor.authorReis, Eduardo José Farias Borges dos-
dc.contributor.authorAlmeida, Maura Maria Guimarães de-
dc.creatorAraújo, Tânia Maria de-
dc.creatorGodinho, Tiana Mascarenhas-
dc.creatorReis, Eduardo José Farias Borges dos-
dc.creatorAlmeida, Maura Maria Guimarães de-
dc.date.accessioned2011-10-17T17:03:52Z-
dc.date.available2011-10-17T17:03:52Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.issn1413-8123-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3354-
dc.descriptionp.1117-1129pt_BR
dc.description.abstractEm diferentes áreas disciplinares, os homens têm sido considerados o padrão-ouro, com o qual as mulheres vêm sendo comparadas. A generalização de achados obtidos em estudos conduzidos em homens para a realidade vivenciada pelas mulheres pode não ser adequada. Este estudo avaliou a hipótese de que, no interior da escola, reproduzem-se as relações de gênero observadas na sociedade, persistindo diferenças de atribuições e de valorização social do trabalho segundo o gênero. Realizou-se estudo epidemiológico censitário, do tipo corte transversal com 794 professores (47 homens e 747 mulheres) da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista (BA). As mulheres tinham menor nível de escolaridade do que os homens (p=0,001); estavam há mais tempo na docência (10,6 contra 5,8 anos; p=0,001), apresentaram maior carga horária semanal de trabalho (p=0,027); tinham maior proporção de alta sobrecarga doméstica (33% contra 2,3%; p=0,0001) e referiram menor nível de participação no processo decisório do que os homens; porém tinham menor número de turmas (2,3 contra 4,3; p=0,001). Os problemas de saúde estudados foram mais freqüentes entre as mulheres, com exceção do consumo abusivo de álcool. A escola possui claras diferenciações no que se refere ao gênero, mantendo relações que destinam às mulheres atividades de menor qualificação.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleDiferenciais de gênero no trabalho docente e repercussões sobre a saúdept_BR
dc.title.alternativeCiência & Saúde Coletivapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv.11, n.4pt_BR
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