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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso das tecnologias da informação e comunicação para a assessoria remota: contribuições para atuação do profissional de secretariado executivo
Autor(es): Santana, Juliana Suzart
Autor(es): Santana, Juliana Suzart
Abstract: Ao longo da história, as Tecnologias da Informação e Comunicação modificaram as formas de produzir e consumir, não só os bens materiais como também a informação, provocando mudanças em todos aspectos da vida humana. No campo do trabalho, permitiu o desenvolvimento de novas modalidades, como o trabalho remoto, que teve sua adoção acelerada devido a pandemia da COVID-19. A partir desse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é investigar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para a realização da assessoria remota pelo Secretariado Executivo. Para isso foi realizada uma pesquisa, de natureza aplicada, de cunho exploratório e abordagem mista (quantitativa e qualitativa) para a coleta e análise dos dados. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se a pesquisa documental em sites de empresas de assessoria remota e um questionário semiestruturado, aplicado no período de 22 de junho e 7 de julho de 2020, que contou com a participação de 89 estudantes e profissionais da categoria. Os resultados principais indicam que as TIC contribuem para agilidade de processos, para uma comunicação mais instantânea e rapidez no compartilhamento e recuperação de arquivos. Entre as TIC mais utilizadas, destacam-se as ferramentas de chamada de vídeo, o WhatsApp, o Instagram e programas de edição de fotos e vídeos. No entanto, apesar de suas contribuições, estas ferramentas também apresentam impactos negativos como o aumento da carga horária, exigindo dos profissionais maiores responsabilidades e competências, como é o caso da disciplina, da autogestão e da comunicação e do comportamento no ambiente virtual.
Throughout history, the Informational and Communication Technologies (ICT) modified the way of producing and consuming, not only material goods as the information, causing changes in all aspects of human life. In the labor market field, the ICT supported the development of new modalities, as telework, which had its adoption accelerated due to the COVID-19 Pandemic. Given this scenario, this research's main objective is to investigate the contributions of the Informational and Communication Technologies for the accomplishment of the remote assistance by the Executive Secretariat. To this end was hold up an applied and exploratory research and a mixed approach (quantitative and qualitative) for the data collection and analysis. The research instruments used were documentary research on remote assistant companies’ sites and a semi-structured survey, applied between June 22 and July 7, 2020, in which 89 students and professionals from the field participated. The main results show that ICT contributed to the agility of processes, instantaneous communication, and speedy recovery and file sharing. Among the ICT most used, stand out the video call tools, WhatsApp, Instagram, and photo-editing and video-editing tools. Despite their contributions, these tools have negative impacts, such as increasing the workload, which requires greater responsibilities and competencies from the professionals, like self-management, discipline, and communication and behavior online.
Palavras-chave: Assessoria remota
Secretariado Executivo
Tecnologia da Informação e Comunicação
CNPq: Secretariado
Administração
Tecnologia da Informação e Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33531
Data do documento: 7-Jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Secretariado Executivo (EA)

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