Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantiago, Diana-
dc.contributor.authorLevek, Kamile-
dc.creatorLevek, Kamile-
dc.date.accessioned2021-05-24T16:39:53Z-
dc.date.available2021-05-24T16:39:53Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33475-
dc.description.abstractA presente pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta entrevistas com os(as) fundadores(as) de 4 programas de musicalização infantil localizados na Coreia, Austrália, Estados Unidos e Brasil. Os pressupostos teóricos abordaram os temas música na comunidade (WENGER, 1998; TURINO, 2008, HIGGINS, 2012), criatividade (WEBSTER, 1990), Teoria do Fluxo (CSIKSZENTMIHALYI, 1990) e autonomia (BURNARD, 2013). Os objetivos foram: verificar que maneiras são utilizadas para estimular a criatividade em aulas de musicalização infantil; se a música é trabalhada de maneira artística nos programas; se existem atividades que envolvem os pais (ou cuidadores), as crianças e os educadores de forma que todos possam ter autonomia e trocar experiências; e o resultado social do trabalho de musicalização. A hipótese era que a criatividade, quando estimulada em aulas de musicalização proporciona experiências positivas para crianças, pais e cuidadores, professores e comunidade. O problema de pesquisa buscou descobrir de que forma a criatividade é trabalhada em programas de musicalização. Os resultados apontaram que a contação de histórias, a exploração, a improvisação e a composição são as maneiras mais utilizadas pelos programas para estimular a criatividade das crianças. A música é trabalhada de maneira artística e há atividades que envolvem os pais (ou cuidadores), as crianças e os educadores na maioria dos programas entrevistados. O resultado social do trabalho demonstrou que, apesar da diferença cultural existente entre os programas entrevistados, há muitas similaridades no ensino da música para crianças e que a criatividade, quando estimulada em aulas de musicalização, proporciona experiências positivas para as crianças, pais e cuidadores, professores e comunidade. O resultado das entrevistas e os pressupostos teóricos permitiram o desenvolvimento do Modelo de Ensino Fluxo-Criativo, que pode ser utilizado principalmente por educadores musicais e tem por finalidade nutrir a criatividade dos alunos através da autonomia, possibilitando oportunidades para que o estado de fluxo se faça presente durante atividades musicais, trazendo prazer e felicidade tanto para os alunos quanto para os educadores, tornando o aprendizado musical natural.pt_BR
dc.description.abstractThis qualitative research presents interviews with the founders of 4 music programs for children located in Korea, Australia, United States, and Brazil. The theoretical assumptions address community music (WENGER, 1998; TURINO, 2008, HIGGINS, 2012), creativity (WEBSTER, 1990), Flow Theory (CSIKSZENTMIHALYI, 1990), and autonomy (BURNARD, 2013). The goals were to verify which ways are used to stimulate creativity in music classes for children; if music is taught in an artistic way; if there are activities that envolve parents (or caregivers), children and teachers in a way that everyone can have autonomy and can share experiences; and the music work's social results. The hypothesis was that creativity, when stimulated in music classes for children provides positive experiences for children, parents and caregivers, teachers and community. The research problem tried to discover in which ways creativity is addressed in music programs for children. The results demonstrated that story telling, exploration, improvisation, and composition are the ways most used to stimulate children's creativity. Music is taught in an artistic way and there are activities that envolve parents (or caregivers), children, and educators in most of the interviewed programs. The music work's social results demonstrated that, besides the cultural differences between the interviewed programs, there are lots of similarities in the way music is taught for children, and that creativity provides positive experiences for children, parents and caregivers, teachers and comunity when it is stimulated. The interviews' results and the theoretical assumptions contributed to the development of the Creative-flow teaching model. The model can be used mainly for music educators and the goal is to nurture the student's creativity through autonomy, providing opportunities for the state of flow to be present in music activities, bringing pleasure and happyness for the students and for the educators, making the music learnig natural and effective.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmusicalização infantilpt_BR
dc.subjecteducação musicalpt_BR
dc.subjectpsicologia da músicapt_BR
dc.subjectcriatividadept_BR
dc.subjectTeoria do Fluxopt_BR
dc.subjectModelo de Ensino Fluxo-criativopt_BR
dc.titleModelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coIlari, Beatriz-
dc.contributor.refereesCardoso de Araújo, Rosane-
dc.contributor.refereesSilva, Tais-
dc.contributor.refereesOliveira, Alda-
dc.contributor.refereesTourinho, Ana Cristina-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEVEK, K. (2016) Modelo de Ensino Fluxo-criativo.pdf16,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.