Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33463
Tipo: Dissertação
Título: Uma abordagem unificada de design para modelagem educacional e da comunicação em MOOC: um estudo exploratório
Autor(es): Garrido, Filipe Adeodato
Autor(es): Garrido, Filipe Adeodato
Abstract: Os Massive Open Online Courses (MOOC) foram apresentados como opção para democratizar e favorecer a educação para milhões de pessoas ao redor do mundo, por meio da participação e construção colaborativa de conhecimento. Essa difusão do conhecimento ocorre em virtude da comunicação entre estudantes, professores, conteudistas, conteúdo e sistema, durante a interação. A complexidade em harmonizar o discurso dos diversos agentes envolvidos na criação de um curso online torna-se um importante desafio para o designer de interação e instrucional. Pois, a comunicação entre sujeitos é essencial para o ensino-aprendizagem. Evidenciando a importância de promover um processo de design adequado sob o aspecto da comunicabilidade. Nessa perspectiva, este estudo objetivou conceber e avaliar uma abordagem unificada de design, articulando o design de interação e o design instrucional contextualizado, para MOOC. A metodologia deste estudo dividiu-se em três etapas: investigação de estudos relacionados por intermédio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), um estudo de caso e a avaliação da abordagem unificada de design. A RSL investigou estudos com propostas, técnicas, métodos ou práticas de design de interação ou design instrucional aplicados à MOOC. O estudo de caso, segunda etapa do estudo, foi realizado para aplicar a abordagem unificada de design na concepção de um curso e plataforma MOOC. Para tanto, a MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation) suportou a modelagem da interação articulada com elementos inerentes ao design instrucional. Adicionalmente, o conteúdo do curso foi concebido de forma participativa e distribuída com ferramentas computacionais em nuvem. A abordagem unificada foi avaliada por especialistas e por contribuições espontâneas dos usuários-estudantes (fóruns e questionário) no Saviesa, plataforma de MOOC concebida neste estudo. Os resultados desse estudo originaram o Saviesa, um textit{framework} conceitual para design instrucional distribuído e colaborativo e uma abordagem unificada de design para MOOC. Por fim, espera-se que essa abordagem unificada de design possa ser replicada para outros sistemas educacionais interativos e favoreça a interação entre estudantes para beneficiar o processo de aprendizagem.
MOOCs (Massive Open Online Courses) were presented as an option to democratize and promote education for millions of people around the world through participation and collaborative knowledge building. This di usion of knowledge occurs due to the communication between students, teachers, content, content and system, during the interaction. The complexity in harmonizing the discourse of the various agents involved in creating an online course becomes an important challenge for the interaction designer and instructional designer. The communication between subjects is essential for teaching-learning, evidenciating the importance of promoting an appropriate design process in the aspect of communicability. In this perspective this study aimed to design and evaluate a uni ed approach of design, articulating the interaction design and the contextualized instructional design for MOOC. The methodology of this study was divided into three stages: investigation of related studies through a Systematic Literature Review (SLR), a case study and the evaluation of the uni ed approach of design. SLR investigated studies with proposals, techniques, methods or practices of interaction design or instructional design applied to MOOCs. The case study was carried out to apply the uni ed approach of design in conception a MOOC course and platform. For this purpose, the MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation) supported the interaction modeling with added elements inherent of instrucional design. Furthermore, the course content was designed in a participatory and distributed way with cloud computing tools. The uni ed approach was evaluated by experts and by spontaneous contributions of studentusers (forums and quiz) in Saviesa, MOOC platform conceived in this study. The results of this study originated Saviesa, a conceptual framework for distributed and collaborative instructional design and a uni ed design approach to MOOC. Finally, it is hoped that this uni ed approach can be replicated to other interactive educational systems and encourage the interaction between students to bene t the learning process.
Palavras-chave: Massive Open Online Course (MOOC)
Design de interação
Design instrucional
Modeling Language for Interaction as Conversation (MoLIC)
Interação humano-computador
Informática na educação
Engenharia Semiótica
CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multiinstitucional em Ciência da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33463
Data do documento: 20-Mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PGCOMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disserta__o___Filipe_v2.pdf9,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.