Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33432
Tipo: Outros
Título: A forma do temporário: aspectos metodológicos do estudo dos grandes eventos de rua
Autor(es): Paz, Daniel Juracy Mellado
Autor(es): Paz, Daniel Juracy Mellado
Abstract: Este artigo apresenta o desenvolvimento de ferramentas metodológicas para o estudo dos espaços construídos temporários nos grandes eventos de rua, a partir da experiência do PEC - Plano de Estruturação Físico-Ambiental do Carnaval de Salvador – iniciativa realizada entre 1999 e 2004 em Salvador (BA). Escolhemos o conjunto de festejos relacionados a Yemanjá, orixá das águas, que se comemora no dia 2 de Fevereiro no bairro do Rio Vermelho. Para descrever a estrutura espacial de um evento que, apesar do porte, apresentava-se um tanto amorfo, extrapolamos os conceitos de envoltória e portais, elaborados pelo PEC, a partir dos conceitos de Erwing Goffman de ocasião social, ethos e situação, identificando fenômenos que denominamos de orientação, atrações e zonas de atrações. Dessa maneira não apenas a estrutura espacial, como também as etapas e fases do evento se tornam claros.
Palavras-chave: Celebrações - Salvador (BA)
Celebrations - Salvador (Brazil)
Espaço (Arquitetura)
Estruturas temporárias - Metodologia
Iemanjá, Festa de - Rio Vermelho (Salvador, BA)
Space (Architecture)
Temporary structures - Methodology
Editora / Evento / Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Citação: PAZ, D. J. M. A forma do temporário: aspectos metodológicos do estudo dos grandes eventos de rua. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 3., 2014, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Campinas, SP: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2014. p. 1-16.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33432
Data do documento: Out-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Forma do Temporário - aspectos metodológicos do estudo dos grandes eventos de rua.pdfArtigo1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.