Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | TOURINHO, ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS | - |
dc.contributor.author | HORA FONTES PEREIRA, ERIC | - |
dc.creator | HORA FONTES PEREIRA, ERIC | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T13:17:08Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T13:17:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2019-10-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33384 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe reflexões metodológicas no ensino da chamada ―guitarra blues‖
praticado no Brasil, a partir de uma escrita em primeira pessoa. ―Guitarra blues‖ é uma
terminologia empregada para designar características técnicas e sonoras inerentes à utilização
da guitarra no blues, gênero musical de existência centenária surgido em contexto diaspórico,
no sul dos Estados Unidos. A tese busca entender perspectivas metodológicas do ensino da
guitarra blues no Brasil, bem como as maneiras pelas quais é possível estabelecer diálogos
com as identidades culturais dos guitarristas brasileiros que estudam esta música. Posiciono-
me no lugar de músico de blues (guitarrista, cantor e compositor), pesquisador musical,
etnomusicólogo e professor de guitarra, entendendo minha subjetividade e vivência cotidiana
como elementos válidos na produção de conhecimento. A partir da análise de materiais de
estudo de guitarra blues produzidos no Brasil, envolvendo livros, cursos online e videoaulas,
o texto discute as metodologias apresentadas e problematiza a existência ou não de diálogos
com as questões das identidades culturais dos sujeitos nestas publicações. Então, identifica
momentos em que tais articulações acontecem e entrelaça as discussões empreendidas com
experiências vividas, em sala de aula, com duas turmas de guitarristas da Graduação em
Música da UFBA dedicadas à guitarra blues. Como conclusão, identifica que são escassas as
conexões entre o ensino da guitarra blues no Brasil e as identidades culturais dos guitarristas
estudantes, e propõe possibilidades que apontem para os referidos diálogos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work proposes methodological reflections on the ―blues guitar‖ teaching in
Brazil, from a first person writing. ―Blues guitar‖ is a terminology used to designate technical
and sound characteristics found in the way the guitar is played in the blues, a musical genre
that exists for over a century, emerged through the black diaspora in the southern United
States. This work aims to understand methodological perspectives in the teaching of the blues
guitar in Brazil, as well as the ways in which it is possible to deal with the cultural identities
of the brazilian guitarists that study this music. I speak as a blues musician (guitarist, singer
and songwriter), music researcher, ethnomusicologist and guitar teacher, considering my
subjectivity and everyday experience as valid elements in the knowledge construction. From
analysis of the blues guitar study materials produced in Brazil, involving books, online
courses and video lessons, this text discusses the presented methodologies and the existence
or not of dialogues with the subjects' cultural identities issues in these publications. Then,
identify moments when such articulations take place and interweave the discussions
undertaken with experiences lived in the classroom, with two classes of guitarists from the
UFBA Music Graduation, with a subject dedicated to the blues guitar. As a conclusion, points
that there are few connections between the teaching of the blues guitar in Brazil and the
cultural identities of the student guitarists, and proposes possibilities aiming to these
dialogues. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Guitarra blues no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Identidades culturais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de guitarra elétrica | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Blues guitar in Brazil | pt_BR |
dc.subject | Cultural identities | pt_BR |
dc.subject | Electric guitar teaching | pt_BR |
dc.subject | Music Education | pt_BR |
dc.title | GUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | TOURINHO, ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS | - |
dc.contributor.referees | CANDUSSO, FLÁVIA MARIA CHIARA | - |
dc.contributor.referees | SILVA, LUCIANO ANDRÉ ALMEIDA DA | - |
dc.contributor.referees | RIBEIRO, HUGO LEONARDO | - |
dc.contributor.referees | FILHO, PEDRO AMORIM DE OLIVEIRA | - |
dc.publisher.departament | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Musical | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
|