Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorda Silva, Wellington Gomes-
dc.contributor.authorLima, Edson de Aguiar-
dc.creatorLima, Edson de Aguiar-
dc.date.accessioned2021-05-11T12:58:16Z-
dc.date.available2021-05-11T12:58:16Z-
dc.date.issued2021-05-11-
dc.date.submitted2018-01-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33381-
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a apresentar o uso de técnicas estendidas para acordeon como estímulo composicional. Com este intuito, tal estudo aborda especificidades sobre o universo deste instrumento, mostrando o seu potencial técnico, tímbrico e particularidades de sua escrita, revelando assim, dados que podem contribuir para o processo criativo musical. Dentro deste campo, pretende-se abordar características dessas técnicas estendidas num repertório de música contemporânea para acordeon, motivado pela carência do assunto em manuais de orquestração, bem como, de modo geral, faremos uma revisão da literatura do ponto de vista histórico e de perspectivas técnicas que envolve este instrumento. E como produto final deste trabalho de pesquisa, apresentamos três obras compostas especificamente sob esta perspectiva, acompanhadas de um memorial analítico.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes to present the use of extended techniques for accordion as a compositional impulse. In this direction, this study approaches specificities on the universe of this instrument, showing its technical and timbre potentials, and particularities of its writing, thus revealing data that can contribute to the musical creative process. Within this field, we intend to approach characteristics of these techniques extended in a repertoire of contemporary music for accordion, motivated by the lack of subject in orchestration manuals, as well as, in general, we will review the literature from the historical point of view and perspectives techniques that this instrument involves. And as the final product of this research work, we present three works composed specifically from this perspective, accompanied by an analytical memorial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcordeonpt_BR
dc.subjectAcordeon baixo soltopt_BR
dc.subjectTécnica estendidapt_BR
dc.subjectTécnica expandidapt_BR
dc.subjectEfeitospt_BR
dc.subjectTécnicas avançadas no acordeonpt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.titleO USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesda Silva, Wellington Gomes-
dc.contributor.refereesCastro, Ângelo Tavares-
dc.contributor.refereesDias, Pedro Augusto Silva-
dc.publisher.departamentUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PÓS-GRUDUAÇÃO DE MÚSICApt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL.pdf8,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.