Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Joseania Miranda de-
dc.contributor.authorMota, Ritta Maria Morais Correia-
dc.creatorMota, Ritta Maria Morais Correia-
dc.date.accessioned2021-05-06T15:21:31Z-
dc.date.available2021-05-06T15:21:31Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.date.submitted2020-12-17-
dc.identifier.otherdissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33345-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Museologia (PPGMuseu), teve como foco o estudo de quatorze vasos de louças portuguesas que compõem a decoração do corredor central da ala mais antiga do Cemitério Nosso Senhor dos Aflitos, em Nazaré-Bahia. Trata-se de um estudo sob o prisma da cultura material, que através da pesquisa bibliográfica, documental e de campo buscou identificar a materialidade, analisar significados, reconhecer histórias e contextos que estão atrelados à importação desses vasos de louça vidrada e suas relações históricas, políticas, econômicas e sociais nessa cidade do Recôncavo, considerada referência na produção com argila, polo cerâmico do Estado da Bahia. Traz uma abordagem histórica sobre Nazaré e suas identificações enquanto cidade do rio Jaguaripe, cidade das farinhas e polo de olarias, pontuando a posição geográfica estratégica que contribuiu no seu desenvolvimento político e econômico, resultando em influências da metrópole, como a criação da Santa Casa de Misericórdia de Nazaré. Ao estudar a técnica de vidrar a cerâmica optou-se por realizar uma revisão bibliográfica sobre a evolução técnica utilizando a argila como suporte principal, identificando-a como marca histórico-cultural do ser humano sobre a terra. Ao abordar especificidades técnicas do vidrado, adotou-se um caminho metodológico apoiado nos estudos decoloniais, por meio de abordagens históricas acerca da trajetória da técnica de vidrar a louça, apresentada a partir de estudos nacionais e internacionais que pontuam a ocupação do continente europeu no século VII e as relações culturais estabelecidas com os povos árabes e seu fazer cerâmico. Construiu- se, também, uma análise histórica sobre a fábrica Carvalhinho - marca registrada em doze dos quatorze vasos - evidenciando-se predominância desse centro fabril no comércio de louças vidradas e porcelanas portuguesas. Por fim, trazemos reflexões acerca dos caminhos encontrados nesta dissertação e as relações estabelecidas por meio dos quatorze vasos de louça.pt_BR
dc.description.abstractThis research, conducted at the Post Graduate Program of Museology (PPGMuseu), focused on the study of fourteen Portuguese vases that make up the decoration of the central corridor of the oldest wing of the Cemetery Nosso Senhor dos Aflitos in the city of Nazareth in Bahia (Brazil). This study privileges the prism of material culture and through bibliographic, documentary and field research sought to identify materiality, to analyze meanings and to recognize stories and contexts linked to the import of the glazed pots and their historical, political, economic and social relations in that city of Recôncavo Baiano that is reference in clay’s pottery making. The region of Recôncavo is known as a ceramic pole of Bahia State. This study also brings a historical approach to the city of Nazaré and its identifications as a producer of manioc flour and clay's pots and a city integrated on Jaguaripe River. Its strategic geographical position contributed to its political and economic development, resulting in influences from the metropolis, such as the creation of Santa Casa da Misericórdia de Nazareth. Studying the technique of glazed ceramics required a bibliographic review on the evolution of ceramic technical and the identification of its historical-cultural mark in the development of human being on earth. In addressing the technical specificities of glazing, a methodological approach was adopted based on decolonial studies and historical approaches on the trajectory of the technique of enameled ceramic, presented from national and international studies that punctuate the occupation of the European continent in the Seventh century and the cultural relations established with the Arab peoples and their ceramic work. A historical analysis was also built on the Carvalhinho factory - a registered trademark on twelve of the fourteen glazed vessels - showing the predominance of this manufacturing center in the Portuguese glassware and porcelain trade. Finally, we bring reflections on the paths found in this dissertation and the relationships established through the fourteen pots of crockery.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte Decorativapt_BR
dc.subjectCemitério Nosso Senhor dos Aflitos (Nazaré, BA)pt_BR
dc.subjectFaiança portuguesapt_BR
dc.subjectFábrica Carvalhinhopt_BR
dc.titleLouças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCunha, Marcelo Nascimento Bernardo da-
dc.contributor.refereesComerlato, Fabiana-
dc.contributor.refereesFreitas, Joseania Miranda de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Museologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMuseologiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUSEU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação Ritta Maria Mota.pdf6,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.