Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dias, Leila Miralva Martins | - |
dc.contributor.author | Lopes Neto, Carmelito | - |
dc.creator | Lopes Neto, Carmelito | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T12:27:03Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T12:27:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33253 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo geral compreender as aprendizagens musicais adquiridas
nas interações sociais construídas pelos participantes de três grupos musicais: Banda de Axé,
Coral Juvenil e Banda de Salsa. Nele, tanto o aprendizado musical adquirido pelos participantes
nos três contextos, quanto as aproximações sociais entre os sujeitos apresentam o mesmo grau
de importância. O suporte teórico é constituído de autores da Educação, Educação Musical e
Sociologia. Como o pesquisador é parte integrante do campo empírico, a autoetnografia foi a
metodologia eleita para validar as análises e as interpretações dadas pelas próprias memórias e
reflexões, aliadas aos dos companheiros de vivência musical. Como instrumento de coleta de
dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e, posteriormente,
transcritas. Os resultados obtidos revelaram que houve aprendizagens musicais significativas
nas três práticas coletivas e que os vínculos afetivos construídos deram subsídios para a
formação profissional e humana dos sujeitos envolvidos.
Palavras chave: Educação Musical. Práticas Musicais Coletivas. Interações Sociais. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
This study aimed to understand the musical learning acquired in social interactions built by
participants from three musical groups: Banda de Axé, Youth Choir and Banda de Salsa. In it,
both the musical learning acquired by the participants in the three contexts, as well as the social
approximations between the subjects present the same degree of importance. Theoretical
support is made up of authors from Education, Music Education and Sociology. As the
researcher is part of the empirical field, self-ethnography was elected methodology to validate
the analyzes and interpretations of the memories and reflections themselves, allied to the
musical experience of companions. As data collection instrument were applied semi-structured
interviews recorded in audio and later transcribed. The results showed that there were
significant musical learning in the three collective practices and that built emotional bonds gave
subsidies for professional and human development of the subjects involved.
Keywords: Musical Education. Collective Musical Practices. Social Interactions. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Práticas Musicais Coletivas | pt_BR |
dc.subject | Interações Sociais | pt_BR |
dc.title | Aprendizagens musicais nas interações sociais em práticas musicais coletivas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Souza, Jusamara Vieira | - |
dc.contributor.referees | Nascimento, Antônio Dias | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | 8.03.03.00-5 Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
|