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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Alice Santos-
dc.contributor.authorSantos, Georgina Gonçalves dos-
dc.contributor.editorCarvalho, Katia de-
dc.contributor.editorBarreira, Maria Isabel de Jesus Sousa-
dc.creatorRibeiro, Maria Alice Santos-
dc.creatorSantos, Georgina Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2021-04-12T03:16:46Z-
dc.date.available2021-04-12T03:16:46Z-
dc.date.issued2014-11-11-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Maria Alice Santos; SANTOS, Georgina Gonçalves dos. A biblioteca universitária como recurso acadêmico para a afiliação do estudante. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DA REDE MUSSI, 3., 2014. Salvador. Anais [...] Salvador: Rede MUSSI/UFBA/ICI, 2014, 16 p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8292-036-7-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33249-
dc.description.abstractArtigo destinado ao endosso e reconhecimento da biblioteca universitária enquanto responsável na proposição de mecanismos de acesso à informação. Discute o papel educativo das bibliotecas acadêmicas enquanto socializadoras, sua origem e relação com a universidade em visão geral. Compara conceitos como filiação e alfabetização informacional (informational literacy), aponta questões sobre o papel estratégico da biblioteca na promoção de independência intelectual. A pesquisa, caracterizada descritiva, é combinada com abordagem qualitativa. Adota perspectiva da etnometodologia para acessar o cotidiano dos estudantes do curso do Bacharelado Interdisciplinar da Universidade Federal da Bahia nas bibliotecas universitárias. Os instrumentos da coleta de dados foram questionários, observação participante e diário de campo. Questionários avaliaram o conhecimento prévio dos estudantes e a posterior aprendizagem, decorrente do curso. Observações foram realizadas durante o curso de extensão “Técnica de pesquisa em fontes de informação especializada e estrutura do trabalho científico”. Diário de campo utilizado como registro de reflexões sobre a aprendizagem dos investigados. Resultados mostram que estudantes têm dificuldades no uso do espaço informacional, têm conhecimento limitado sobre produtos e serviços da biblioteca universitária e desconhecem a lógica de funcionamento e da organização do acervo. Esses resultados apontam a necessidade de ações que eliminem dificuldades e favoreçam o desenvolvimento de competências associadas ao uso efetivo e eficiente das informações disponíveis no ambiente virtual. Finalmente, demonstram que a biblioteca contribui para a permanência bem-sucedida de estudantes de graduação no ambiente acadêmico se oferece apoio educacional, científico, tecnológico e cultural, além de estímulo ao pensamento crítico e a aprendizagem especializada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRede MUSSI /Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://remussi.org/publicacoes/pt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectAfiliação universitáriapt_BR
dc.subjectAlfabetização informacionalpt_BR
dc.titleA Biblioteca universitária como recurso acadêmico para a afiliação do estudantept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (SIBI)

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