https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33249
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Maria Alice Santos | - |
dc.contributor.author | Santos, Georgina Gonçalves dos | - |
dc.contributor.editor | Carvalho, Katia de | - |
dc.contributor.editor | Barreira, Maria Isabel de Jesus Sousa | - |
dc.creator | Ribeiro, Maria Alice Santos | - |
dc.creator | Santos, Georgina Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T03:16:46Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T03:16:46Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-11 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Maria Alice Santos; SANTOS, Georgina Gonçalves dos. A biblioteca universitária como recurso acadêmico para a afiliação do estudante. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DA REDE MUSSI, 3., 2014. Salvador. Anais [...] Salvador: Rede MUSSI/UFBA/ICI, 2014, 16 p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8292-036-7 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33249 | - |
dc.description.abstract | Artigo destinado ao endosso e reconhecimento da biblioteca universitária enquanto responsável na proposição de mecanismos de acesso à informação. Discute o papel educativo das bibliotecas acadêmicas enquanto socializadoras, sua origem e relação com a universidade em visão geral. Compara conceitos como filiação e alfabetização informacional (informational literacy), aponta questões sobre o papel estratégico da biblioteca na promoção de independência intelectual. A pesquisa, caracterizada descritiva, é combinada com abordagem qualitativa. Adota perspectiva da etnometodologia para acessar o cotidiano dos estudantes do curso do Bacharelado Interdisciplinar da Universidade Federal da Bahia nas bibliotecas universitárias. Os instrumentos da coleta de dados foram questionários, observação participante e diário de campo. Questionários avaliaram o conhecimento prévio dos estudantes e a posterior aprendizagem, decorrente do curso. Observações foram realizadas durante o curso de extensão “Técnica de pesquisa em fontes de informação especializada e estrutura do trabalho científico”. Diário de campo utilizado como registro de reflexões sobre a aprendizagem dos investigados. Resultados mostram que estudantes têm dificuldades no uso do espaço informacional, têm conhecimento limitado sobre produtos e serviços da biblioteca universitária e desconhecem a lógica de funcionamento e da organização do acervo. Esses resultados apontam a necessidade de ações que eliminem dificuldades e favoreçam o desenvolvimento de competências associadas ao uso efetivo e eficiente das informações disponíveis no ambiente virtual. Finalmente, demonstram que a biblioteca contribui para a permanência bem-sucedida de estudantes de graduação no ambiente acadêmico se oferece apoio educacional, científico, tecnológico e cultural, além de estímulo ao pensamento crítico e a aprendizagem especializada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rede MUSSI /Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://remussi.org/publicacoes/ | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca universitária | pt_BR |
dc.subject | Afiliação universitária | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização informacional | pt_BR |
dc.title | A Biblioteca universitária como recurso acadêmico para a afiliação do estudante | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 1 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho Apresentado em Evento (SIBI) |
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