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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33236
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeixoto, Adriano de Alves Lemos-
dc.contributor.authorBarros, Rebeca Neri de-
dc.creatorBarros, Rebeca Neri de-
dc.date.accessioned2021-04-08T14:32:13Z-
dc.date.available2021-04-08T14:32:13Z-
dc.date.issued2021-04-08-
dc.date.submitted2021-02-11-
dc.identifier.otherdissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33236-
dc.description.abstractEstudos e relatos na imprensa têm caracterizado os estudantes universitários como uma população com alta prevalência de depressão, ansiedade e níveis elevados de estresse. Esse fato tem despertado um crescente interesse acerca de possíveis relações entre vivências acadêmicas e a saúde mental estudantil. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal descrever o estado da saúde mental do estudante universitário, e analisar as relações entre dimensões acadêmicas, sociodemográficas e de hábitos de vida com sintomas de transtornos mentais comuns (TMC), depressão, ansiedade e estresse. Este trabalho é composto por três estudos, o primeiro buscou descrever um panorama de saúde mental dos estudantes, o segundo dedicou-se a comparar a saúde mental de estudantes cotistas e não cotistas, enquanto o terceiro investigou as relações entre dimensões de integração ao ensino superior e problemas de saúde mental de universitários. Esta pesquisa se enquadra como uma pesquisa transversal de caráter descritivo correlacional, de abordagem quantitativa. O levantamento de dados foi realizado por meio de instrumento online, composto por questionário sociodemográfico e de hábitos de vida, escalas com questões relacionadas a integração social e acadêmica, pelo Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e pela Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Participaram da pesquisa 7.177 estudantes de graduação da Universidade Federal da Bahia. Os resultados indicaram altas prevalências de sintomas indicativos de possível presença de TMC 71,5%, com sintomas moderados a extremamente severos de depressão 49,1%, de ansiedade 54,5% e de estresse 54,8%. Os estudantes cotistas, de maneira geral, apresentaram piores condições de saúde mental do que os não cotistas, com maiores prevalências de sintomas de TMC, depressão, ansiedade e estresse. As análises demonstram haver correlações entre fatores de integração acadêmica e social com a saúde mental, sendo a satisfação com o desempenho a dimensão que apresentou a maior associação com TMC, (r = -0,415; p < 0,001), depressão (r = -0,391; p < 0,001), ansiedade (r = -0,300; p < 0,001) e estresse (r = -0,311; p < 0,001). A partir dos resultados, propõe-se a formulação e fortalecimento de estratégias para enfrentamento do problema.pt_BR
dc.description.abstractStudies and reports in the press have characterized university students as a population with a high prevalence of depression, anxiety and high levels of stress. This fact has aroused a growing interest about possible relationships between academic experiences and student mental health. In this context, this research aimed to describe the state of mental health of the university student, and to analyze the relationships between academic, sociodemographic and lifestyle dimensions with symptoms of common mental disorders (CMD), depression, anxiety and stress. This work consists of three studies, the first sought to describe a panorama of students' mental health, the second was dedicated to comparing the mental health of quota students and non-quota students, while the third investigated the relationships between dimensions of integration to higher education and university students' mental health problems. This research is a cross-sectional research of a descriptive correlational character, with a quantitative approach. The data survey was carried out using an online instrument, consisting of a sociodemographic and lifestyle questionnaire, scales with questions related to social and academic integration, the Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) and the Depression, Anxiety and Stress (DASS-21). 7,177 undergraduate students from the Federal University of Bahia participated in the research. The results indicated high prevalence of symptoms indicative of possible presence of CMD 71.5%, with moderate to extremely severe symptoms of depression 49.1%, anxiety 54.5% and stress 54.8%. Quota students, in general, had worse mental health conditions than non-quota students, with a higher prevalence of CMD symptoms, depression, anxiety and stress. The analyzes show that there are correlations between academic and social integration factors with mental health, with satisfaction with performance being the dimension that presented the greatest association with CMD, (r = -0.415; p <0.001), depression (r = -0.391 ; p <0.001), anxiety (r = -0.300; p <0.001) and stress (r = -0.311; p <0.001). Based on the results, it is proposed to formulate and strengthen strategies to face the problem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.subjectestudantes universitáriospt_BR
dc.subjectintegração acadêmicapt_BR
dc.subjectdepressãopt_BR
dc.subjectansiedadept_BR
dc.subjectestressept_BR
dc.titleSaúde Mental de Estudantes Universitários: o que está acontecendo nas universidades?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCruz, Roberto Moraes-
dc.contributor.refereesJanissek, Janice Aparecida-
dc.contributor.refereesPeixoto, Adriano de Alves Lemos-
dc.publisher.departamentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia Organizacional e do Trabalhopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

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