https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33210
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | ESTUDO DA SANFONA NO FORRÓ “PÉ DE SERRA” COM BASE NA ANÁLISE DA EXECUÇÃO DA CANÇÃO FEIRA DE MANGAIO |
Authors: | Oliveira Costa, Marcelo |
metadata.dc.creator: | Oliveira Costa, Marcelo |
Abstract: | Este trabalho é composto de uma parte escrita, de um DVD e também de um CD, produzidos
com o objetivo de identificar elementos musicais característicos para tocar o forró “pé de
serra” na sanfona. Cinco sanfoneiros de destaque neste gênero participaram da pesquisa
executando a música “Feira de Mangaio”, de autoria de Sivuca e Glória Gadelha, gravada e
analisada dentro de alguns critérios, conforme disposto no capítulo 3: importância das
entrevistas, um segredo guardado a sete foles, bases rítmicas para acompanhamento,
digitação, armação de acordes, jogo de fole, sobre o desenvolvimento da técnica e diálogo
entre duas sanfonas, nascido Na Hora do Adeus. Os cinco sanfoneiros foram entrevistados
para informar detalhes da própria execução bem como sua formação musical. A parte escrita
do trabalho aborda aspectos históricos do surgimento da sanfona e sua popularização no
Brasil, a contribuição de Luiz Gonzaga neste sentido, assim como esclarecimento a respeito
do termo forró, no que se refere à etimologia, diante de outras compreensões atribuídas ao
termo. O texto traz ainda análise das execuções filmadas, correlacionando a temas e assuntos
transcorridos nas entrevistas. O resultado desta pesquisa aponta que embora cada sanfoneiro
tenha uma personalidade musical própria, há elementos em comum nas execuções ABSTRACT This work consists of a written portion, a DVD and also a CD. They were produced with the goal to identify musical elements which are characteristic to play the “forró hill bottom” on accordion. Five recognized accordionists at this music style participated at a survey performing the music “Feira de Mangaio” composed by Sivuca and Gloria Gadelha which was recorded and analyzed within the following criteria provided in Chapter 3: importance of interviews, one kept secret of seven bellows, rhythmic bases for monitoring, typing, chord frame, folding game, on the development of a technique and interaction between two accordions, created “Na Hora do Adeus”. The five accordionists were interviewed to report on their own implementation details as well as their musical background. The written part covers historical aspects of the accordion appearance and its popularization in Brazil. The contribution of Luiz Gonzaga as well as clarification regarding the term “forró” in the etymological sense compared to other understandings assigned to the term. The text also contains an analysis of videotaped performances correlating the themes and subjects that emerged during the interviews. The conclusion of this research shows that although each accordionist has its own musical personality, there are common elements in their performances. Keywords: Concertina. Execution. Forró “Pé-de-Serra”. Fair Mangaio |
Keywords: | sanfona execução forró "pé de serra" feira de mangaio |
metadata.dc.subject.cnpq: | pedagogia do instrumento |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | ppgprom |
metadata.dc.publisher.program: | programa de pós-graduação profissional em música |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33210 |
Issue Date: | 5-Apr-2021 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGPROM) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estudo da sanfona no forró pé de serra com base na análise da canção Feira de Mangaio.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | View/Open | |
FEIRA DE MANGAIO PLAYBACK.wav | produção dos videos | 33,42 MB | WAV | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.