Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Helena Müller de Souza-
dc.contributor.authorGirardi, Michele-
dc.creatorGirardi, Michele-
dc.date.accessioned2021-04-05T20:18:12Z-
dc.date.available2021-04-05T20:18:12Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.date.submitted2020-09-29-
dc.identifier.otherCDD: 780.7-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33208-
dc.description.abstractNesta tese, o anseio do pesquisador é buscar possibilidades de diálogo entre universos próprios ao ensino de instrumentos musicais da família dos metais. De um lado, os moldes tradicionais e tutoriais, cujo foco principal do ensino-aprendizagem é a performance instrumental individual, com tudo que implica; do outro, uma abordagem didático-pedagógica, que traz em si uma proposta mais ampla, de inclusão, de participação e de cooperação ao fazer musical, num contexto coletivo. Nesse segundo, há esforço intencional de formar alunos que se tornem sujeitos ativos e reflexivos, ao longo do processo de aprendizagem. Visando contribuir com ofertas de formação de professor específicas à realidade coletiva de ensino, o desenvolvimento dessa investigação é norteado pelo Objetivo Geral de disponibilizar, à comunidade da área, fundamentos teóricos pertinentes a uma Performance de Professor focada no desenvolvimento do virtuoso e, concomitantemente, no fortalecimento do si mesmo do aluno, por meio da prática musical, em contexto coletivo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de natureza Básica com enfoque Qualitativo e Exploratório. O texto apresenta uma divisão em três capítulos, cada um atendendo a um dos Objetivos Específicos, mediante três abordagens metodológicas, a saber: 1) Pesquisa Bibliográfica, apresentando os princípios didático-pedagógicos de Arnold Jacobs, associados ao conceito de Comunidade de Prática, da Teoria da Aprendizagem Situada, em linha com os fundamentos teóricos da Proposta Musicopedagógica CDG; 2) Pesquisa-Ação, com o desenvolvimento de uma experiência prática de formação inspirada no Modelo Teórico CDG, visando a uma Performance de Professor capaz de promover equilíbrio entre habilidades musicais e humanas dos alunos, devidamente integradas à dimensão social da Música; e 3) Análise Textual Discursiva, sustentando o enunciado de princípios teóricos e caminhos pertinentes a um ensino coletivo de instrumentos de metal, que promovam o desenvolvimento integral do aluno, numa perspectiva que associa Arnold Jacobs à Comunidade de Prática, por intermédio da Proposta Musicopedagógica CDG. É à luz do CDG, que os fundamentos teóricos escolhidos como norteadores desta investigação e a análise dos dados reunidos por meio da experiência formativa ministrada conduziram o pesquisador à elaboração de uma arquitetura pedagógica e de aprendizagem, capaz de amparar propostas destinadas à formação, inicial e continuada, presencial e, sobretudo, a distância, de professores dedicados, ou aspirantes, ao Ensino de Música por meio da prática instrumental/musical coletiva. Com isso, espera-se contribuir à afirmação de uma figura ressignificada de professor de instrumento, capaz de conduzir-se, em sala de aula, com foco no desenvolvimento integral do aluno, por intermédio de uma Performance de Professor e de um ensino musical de qualidade e útil para a vida.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT In this thesis, the researcher wants to find out some opportunities for dialogue between the brass musical instruments’ teaching worlds. On the one hand, the traditional and practical models, whose focus of teaching-learning is the individual instrumental performance with all its implications. On the other hand, a didactic-pedagogical approach, which has a deeper proposal: integration, participation and cooperation in making music within a collective context. In this regard, there is an intentional effort to train the students to become active and thoughtful individuals, throughout the learning process. Aiming at offer to professors a training specific to the collective teaching reality, the development of this research refers to a general objective: making accessible to the community of this area the theoretical foundations of a Teacher Performance focused on both the development of the virtuous and the empowerment of the student's self-consciousness through the musical practice in a collective learning context at the time. It is a basic research with a qualitative and exploratory aim. The work is divided into three chapters, each of which deals with one of the specific objectives through three methodological approaches: 1) Bibliographic Research, presenting the didactic-pedagogical principles of Arnold Jacobs. They are associated to the concept of Community of Practice of the Situated Learning Theory, in line with the CDG’s Music Pedagogical Proposal theoretical foundations; 2) Action Research, with the development of a practical training experience inspired by the CDG’s Theoretical Model, aiming at a Teacher Performance able to promote balance between students' musical and human skills, properly integrated into the social dimension of Music; 3) Discursive Textual Analysis, supporting the statement of theoretical principles and paths relevant to a collective teaching of brass instruments, which promote the student’s overall integral development in a perspective that associates Arnold Jacobs with the Community of Practice through the CDG’s Music Pedagogical Proposal. In the light of the CDG, the theoretical foundations chosen to lead this research, together with a deep analysis of the data gathered through the administered training experience, let the researcher to elaborate a particular pedagogical and learning architecture that represents a groundwork to elaborate training proposals at different stages (initial as well as continued) and mode (in person and, above all, remotely). They would involve teachers already engaged or aspiring to the Music Education through collective instrumental / musical practice. It is expected thereby to contribute to the affirmation of a redesigned figure of a musical instrument’s teacher, able to lead himself in the classroom with a focus on the students’ overall development, through a Teacher Performance and a high-quality musical teaching useful for life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProposta Musicopedagógica CDGpt_BR
dc.subjectModelo Teórico CDGpt_BR
dc.subjectEnsino Coletivo de Instrumentos de Metalpt_BR
dc.subjectArnold Jacobspt_BR
dc.subjectTeoria da Aprendizagem Situadapt_BR
dc.titleArnold Jacobs à luz da Proposta Musicopedagógica CDG: do ensino individual à aprendizagem coletiva de instrumentos de metalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesVecchia, Fabrício Dalla-
dc.contributor.refereesSchwebel, Heinz Karl Novaes-
dc.contributor.refereesBarbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.refereesFonseca, Diana Santiago da-
dc.publisher.departamentEscola de Música - UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsEMUS - UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michele Girardi TESE_2020.pdf8,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.