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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Helena de Souza-
dc.contributor.authorNunes, Leonardo de Assis-
dc.creatorNunes, Leonardo de Assis-
dc.date.accessioned2021-04-05T20:14:55Z-
dc.date.available2021-04-05T20:14:55Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.date.submitted2019-12-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33207-
dc.description.abstractNesta tese, o anseio de seu pesquisador consiste em intuir sobre diversas questões, envolvendo o fazer do educador musical. Mas uma delas é, aqui, priorizada: a que diz respeito à profundidade do mergulho nos processos compositivos de canções, por parte de mestres e aprendizes que o vivenciam, em particular, o processo de composição de Microcanções CDG (NUNES, 2015). Assim, o Objetivo Geral consiste em fomentar o estudo da Composição Musical, na formação de professores de Música, sob perspectivas da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG). Os Objetivos Específicos são três: 1) Caracterizar aspectos próprios à Composição Musical, para fins musicopedagógicos, no Brasil; 2) Identificar conexões implicadas pelo ensinar e aprender sobre composição de Microcanções CDG, num contexto específico; e 3) Enunciar ideias que possam otimizar o Processo de Composição de Microcanções CDG. Assim, autores e obras voltadas ao universo da canção infantil, para fins educativos, são buscados por meio de Pesquisa Exploratória e Bibliográfica, destacando a peça O Navio Pirata, para coro infantil a 3 vozes, de Lindembergue Cardoso (1981). Inspirando-se nessa revisão de literatura, e com base nos princípios compositivos CDG, o pesquisador compõe uma Microcanção CDG, aplicando-a como modelo, em um Estudo de Caso – um curso online, destinado à formação de professores de Música. Dessa experiência são extraídas ideias, tanto para otimizar o processo de composição empregado, quanto para ajustar a composição-modelo, levando-a a uma Espacialização única. A maior contribuição desta tese consiste em saber como mergulhar no limbo do desconhecido para, de lá, emergir com um resultado, oferecendo-o como resposta à pergunta de pesquisa. Conclui-se, então, que a Espacialização é uma circunstância de permissão para se empregar eventos acontecidos e/ou possíveis de acontecer, em um dado espaço e tempo, em Música. Compreendendo isso, é possível revelar um pesquisador- educador mais experiente e proativo que, em seu próprio percurso de desenvolvimento, seja capaz de, continuamente, caminhar alguns passos à frente de seus aprendizes. Assim, partícipe do próprio processo sobre o qual ensina, o educador-compositor experiente se arrisca em mergulhos por esses ambientes, conduzindo seus aprendizes na confiança de emergirem de lá, todos, com novos modos de (se)expressarem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq e CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComposição de Microcanções CDGpt_BR
dc.subjectEspacializaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professores de Músicapt_BR
dc.subjectO Navio Piratapt_BR
dc.titlePara além da composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesLeite, Jaqueline Câmara-
dc.contributor.refereesPereira, Marcelo de Andrade-
dc.contributor.refereesFigueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de-
dc.contributor.refereesGomes, Wellington-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
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