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Tipo: Tese
Título: Educação em Engenharia de Software com a adoção de projetos de código aberto: uma análise detalhada
Autor(es): Nascimento, Débora Maria Coelho
Autor(es): Nascimento, Débora Maria Coelho
Abstract: Estudos apontam várias deficiências apresentadas pelos profissionais de engenharia de software recém-formados que trabalham na indústria. O método de ensino usualmente aplicado na educação em engenharia de software resume-se à extensa exposição de conteúdo e à realização de um projeto prático, que pouco reflete a situação real dos projetos existentes na indústria. Dentre as possibilidades de aproximar os estudantes a ambientes mais realísticos, a abordagem de adoção de projetos de código aberto (open source) tem-se apresentado como opção interessante, principalmente para os casos onde o contrato de cooperação com a indústria não seja viável. Diferentemente de projetos proprietários, o código e ambientes de desenvolvimento reais estão acessíveis por meio da Internet. O estudante pode estudar seu código, gerar contribuições e interagir com a comunidade de usuários e desenvolvedores do projeto. Objetivo da pesquisa: o objetivo do presente trabalho foi investigar como projetos de código aberto têm sido incorporados na educação formal em engenharia de software e a eficácia desta abordagem, com relação ao alcance de um subconjunto de objetivos de aprendizagem, a ajudar a suprir um subconjunto de deficiências de formação apontadas pela indústria e a contribuir para a preparação do estudante ara o mercado de trabalho por representar uma experiência de mundo real.
Studies point to several shortcomings presented by recently graduated software engineering professionals working in industry. The teaching approach usually applied in software engineering education is based on extensive content presentation and a practical project that hardly reflects actual existing industry projects. The approach of incorporating open source projects in software engineering education has been presented as an option to let them work with more realistic environments, especially when cooperation with industry is not feasible. Unlike proprietary software, real-world code and development environments are accessible through the Internet. Students can study their code, generate contributions and interact with the community of users and developers of the project. The purpose of this research was to investigate how open source projects have been incorporated into formal education in software engineering and the effectiveness of this approach. Such effectiveness was measured against the achievement of a subset of learning objectives, the support to fill the gap of a subset of deficiencies pointed out by the industry, and the contribution to the student’s preparation for the marketplace by providing a real world experience.
Palavras-chave: Educação em Computação
Educação em Engenharia de Software
Projetos de Código Aberto (Open Source)
Objetivos de Aprendizagem
CNPq: Ciência da Computação
Engenharia de Software
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Multiinstitucional em Ciência da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33204
Data do documento: 5-Abr-2021
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