Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Ana Carolina Barbosa-
dc.contributor.authorSantos, Silmária Reis dos-
dc.creatorSantos, Silmária Reis dos-
dc.date.accessioned2021-04-01T20:07:10Z-
dc.date.available2021-04-01T20:07:10Z-
dc.date.issued2021-04-01-
dc.date.submitted2020-02-13-
dc.identifier.otherdissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33191-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo compreender e analisar o processo de inserção do pensamento teórico de Jörn Rüsen no campo de pesquisa brasileiro. Buscamos elaborar uma “sociologia das obras” como ponto de partida para compreendermos seu “lugar social” na historiografia ocidental, bem como na historiografia brasileira. Para isso, fizemos uma investigação em revistas científicas brasileiras que publicaram os trabalhos de Rüsen como referência teórica, realizamos uma análise de textos e paratextos das obras do próprio autor, traçando uma trajetória cronológica das traduções e dos usos desses trabalhos entre pesquisadores(as) brasileiros(as). Sendo a vertente teórica mais utilizada nas nossas pesquisas, também, examinamos a definição de Didática da História na perspectiva brasileira e alemã, delineando proximidades e distinções. Como forma de entender o porquê da teoria de Rüsen ser tão bem aceita no Brasil, fizemos uma série de entrevistas com os seus principais comentadores(as), tradutores(as) e divulgadores(as) brasileiros(as). Em relação às entrevistas, percebemos um diálogo convergente entre os(as) entrevistados(as), indicando uma recepção pouco crítica em relação à teoria desse autor. No que se refere à produção acadêmica dos nossos(as) pesquisadores(as) e ao número significativo de teses e dissertações (stricto sensu), que foram produzidas e publicadas entre os anos de 2010 e 2017, voltados à reflexão da Didática da História rüseniana, fizemos uma avaliação temática e dos objetos de pesquisas, além de atentar-nos à localização institucional. Nesse sentido, daremos prosseguimento a uma análise historiográfica já vigente nas nossas pesquisas, visando contribuir para novas atualizações e reflexões para área.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand and analyze the process of insertion of Jörn Rüsen’s theoretical thought on the research field in Brazil. We aim to elaborate a “sociology of works” as a starting point to understand its “social place” on western historiography, as well as in Brazilian historiography. For that purpose, we researched Brazilian scientific journals that published Rüsen’s work as a theoretical reference, we realized an analysis of the author’s own texts and paratexts, tracing a timeline of translations and of the use of said works amongst Brazilian researchers. Being the most widely used theoretical line in our research, we also examine the definition of the didactics of history in the German and Brazilian perspectives, outlining proximities and distinctions. As a way of understanding why Rüsen’s theory has been so well received in Brazil, we did a series of interviews with important Brazilian translators, commentators and publishers. In regards to the interviews, we perceived highly convergent dialogue among translators and promoters of Rüsen’s work in Brazil, indicating a lowly critical reception in regards to this author’s theory. With respects to the academic production of our researchers and the significant number of theses and dissertations (stricto sensu) that were produced and published between the years of 2010 and 2017, focused on Rüsen’s didactics of history, we realized a thematic and object of research evaluation, also considering geographical location. In this sense we will give continuity to a historiography of analysis of Rüsen’s thought already present in our research, with the aim of contributing to new updates and reflections on the field.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJörn Rüsenpt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectDidática da Históriapt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectDidactics of Historypt_BR
dc.titleA inserção dos trabalhos de Jörn Rüsen no Brasil e a interpretação da teoria da didática da história nas pesquisas brasileiras (2010-2017)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFerreira, Maria Cláudia Cardoso-
dc.contributor.refereesAlves, Ronaldo Cardoso-
dc.contributor.refereesPereira, Ana Carolina Barbosa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.