Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Delgado, Juan Pedro Moreno | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Jaine Pinto de | - |
dc.creator | Carvalho, Jaine Pinto de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T18:24:17Z | - |
dc.date.available | 2021-03-11T18:24:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-04 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33031 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa refere-se ao desenvolvimento de proposta metodológica para analisar
a lógica funcional e a distribuição espacial de equipamentos de educação pública,
visando propor estratégias integradas de mobilidade sustentável e de transporte e uso
do solo. São apresentados como problemas de pesquisa três temas centrais,
constituindo-se em um tripé de fatores que se combinam, aumentando os impactos
sociais de correntes de falta de planejamento adequado: a acessibilidade ruim e a
mobilidade inadequada, densidade heterogenia de equipamentos de ensino, com
concentração espacial de escolas em oposição a densidade de demandas potenciais
nos locais de residência dos alunos e a localização de equipamentos de ensino mal
distribuídos no território. Evidencia-se uma crescente demanda por serviços públicos
de ensino produzida através do aumento da população e de determinados padrões de
formas urbanas, como cidades dispersas não descentralizadas, produzem maiores
distancias de deslocamentos com viagens com maiores tempos, o qual impacta a
concepção e nível de serviço dos sistemas de transporte. Visa, portanto, apresentar
uma abordagem integrada das áreas de conhecimento da Educação, Planejamento
urbano, Mobilidade e acessibilidade escolar, visando contribuir com o acesso do
cidadão à educação básica e otimização dos recursos públicos permitindo assim
maior qualidade de vida e inclusão social dos cidadãos. Como objetivos específicos,
busca-se identificar e analisar atributos relacionados à localização e demanda dos
equipamentos de educação pública, avaliar o desempenho territorial da rede que
fornece serviço de transporte escolar municipal fretado a estes equipamentos e
analisar perfis de mobilidade e acessibilidade de etapa pedagógica educacional do
ensino público fundamental, visando identificar demandas potenciais específicas. Este
trabalho possui como objeto de pesquisa a localização dos equipamentos de ensino
considerando as necessidades de mobilidade e acessibilidade das tipologias
pedagógicas educacionais com estudo de caso localizado no município de
Camaçari/BA, e apresenta uma contribuição metodológica no planejamento
localizacional de instituições públicas de ensino e no transporte escolar, considerando
as demandas potenciais, assim como, as diretrizes e práticas de mobilidade e
acessibilidade sustentáveis. A aplicação da metodologia proposta possibilitará
contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e na identificação de
intervenções nos aspectos do ensino, do planejamento do transporte escolar e no
relativo ao reordenamento espacial da rede municipal de ensino, orientando uma
melhor ocupação do solo urbano. Finalmente, o estudo apresenta contribuições no
que se refere a critérios baseados no equilíbrio que deve existir entre os padrões de
mobilidade e acessibilidade, para a localização e funcionamento adequados de
instituições públicas de Ensino Fundamental em áreas urbanas, podendo esta
experiência ser reproduzida em outras tipologias de uso e ocupação do solo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Localização e acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Transporte e uso do solo | pt_BR |
dc.subject | Transporte escolar municipal fretado | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade sustentável | pt_BR |
dc.subject | Educação fundamental | pt_BR |
dc.title | Localização de equipamentos educativos e tipologias pedagógicas em função dos perfis de mobilidade e acessibilidade: uma metodologia integrada de transporte-uso do solo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Delgado, Juan Pedro Moreno | - |
dc.contributor.referees | Pinto, Ilce Marilia Dantas | - |
dc.contributor.referees | Pereira, Gilberto Corso | - |
dc.contributor.referees | Filho, Mario Angelo Nunes de Azevedo | - |
dc.publisher.departament | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPEC)
|